SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI
Av. Isaac Póvoas, 927, Bairro Goiabeiras

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT

Loja Oficial - Casa Prado

Loja Oficial - Casa Prado
Camisetas, Polos, Calças, Bermudas, Sapatos e Acessórios de Qualidade na Casa Prado!

quarta-feira, 8 de abril de 2020

"Gestão Emanuel Pinheiro investe na Educação, que avança em Cuiabá"

Melhorias na infraestrutura, formação continuada dos profissionais e investimentos no pedagógico, estão mudando a realidade do Ensino. Em pouco mais de três anos da Gestão Emanuel Pinheiro, a Educação cuiabana vive um grande avanço. Investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas, implementação e ampliação de programas pedagógicos e instrumentos tecnológicos vêm sendo feitos gradualmente pela administração municipal, e faz parte do projeto de renovação, modernização e busca pela excelência e resultados cada vez melhores, na aprendizagem dos alunos.
Com aproximadamente 53 mil alunos, 143 unidades educacionais e cerca de 9,6 mil servidores, a pasta da Educação é uma das maiores da administração municipal. "Todo nosso esforço, orientado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, têm um objetivo, oferecer um Ensino de qualidade e melhores condições para atender as necessidades dos nossos alunos e professores, dentro das salas de aula", destacou o secretário Alex Vieira Passos.
Para o secretário de Educação, um dos maiores desafios da pasta foi a infraestrutura da rede. "Grande parte de nossas unidades educacionais não recebiam obras de reforma há muitos anos e, se encontravam deterioradas. Entre reconstruções, reformas, revitalizações e construções, nesse período, entregamos a população mais de 40 obras, entre elas a da unidade EMEB Profa. Elza Luiza Esteves, no bairro Canjica, reconstruida totalmente num prazo recorde de seis meses graças a utilização de tecnologia de ponta e, o início das obras de quatro, dos seis novos Centros Municipais de Educação Infantil previstos, o que irá ampliar de forma efetiva, a oferta de vagas na rede", destacou Alex Vieira Passos.
A retoma e entrega de obras aliás, é uma das marcas da gestão Emanuel Pinheiro na Educação, além da priorização da formação continuada e valorização dos profissionais. Em 2019, a gestão municipal entregou praticamente uma obra por mês entre elas, o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Edgar Santana de Amorim, no bairro Recanto do Sol, cujas obrasforam retomadas pela gestão Emanuel Pinheiro, sendo o quinto CMEI entregue à população e o sétimo a entrar em funcionamento na atual gestão do Município, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Floriano Bocheneki, no bairro Parque Atalaia, que recebeu no ano passado, a primeira grande reforma desde que foi inaugurada em 2017 e a reforma e ampliação da Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos, na Praça Clóvis Cardozo, e a reforma e ampliação de duas creches que se transformaram nos Centros Educacionais Infantil Cuiabano (CEICS) Silva Freire, no bairro Coxipó e Mariana Fernandes , no bairro Dom Aquino.
Entre as obras entregues em 2019, estão três quadras poliesportivas nas EMEBs Moacyr Gratidiano, Tereza Benguela e Zeferino Leite de Oliveira além das EMEBCs Herbert de Souza, no Cinturarão Verde e Nossa Senhora Penha de França, no histórico distrito do Coxipó do Ouro, além do CMEI Profª. Joana Mont Serrat Síndola Silva, no CPA III, a primeira unidade do Instituto Reação em Cuiabá, construida por meio de parcerias com a ong, entre outras.
“Essas obras estão melhorando a estrutura física das unidades educacionais que recebem também novos mobiliários e equipamentos, com programas como o Climatizar é Humanizar, que está instalando ar condicionado em todas as salas de aulas da rede, além de outros como o de segurança, com 11 delas já monitoradas. Nesses três anos, entregamos para a população mais de 40 obras na Educação. Esses foram compromissos assumidos pela gestão Emanuel Pinheiro, que estão sendo cumpridos. Isso tudo, sem deixar de investir nas áreas pedagógica e de formação dos profissionais”, avaliou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos, dizendo que a previsão é de que este ano também sejam entregues novas obras para a população .
No pedagógico, a implementação e ampliação de programas como o Bom de Bola, Bom de Escola, o ProAC, voltado a alfabetização, o Hora Estendida, que atende as mães trabalhadoras, ou o período integral, além de programas como o da Escola da Inteligência, Kit Uniforme Escolar, e Matrcula Web, entre outros, estão fazendo a diferença no atendimento cada vez mais humanizado da Educação cuiabana.
Destaque ainda é a primeira escola cívico militar da rede pública municipal de Ensino, e projetos como o do Biogás e Eco alfabetização na Escola com cinco unidades piloto.
Na Educação Especial, o programa de Equoterapia também foi ampliado e o Município adquiriu mesas digitais que irão auxiliar na educação das crianças e investe nas parceriais com instituições para formação dos profissionais e construção da unidade de atendimento ao Autista.
O secretário de Educação destacou também a utilização cada vez maior na rede de instrumentos tecnológicos, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Com a orientação do isolamento social, para conter o avanço do coronavírus na Capital, as atividades presenciais nas unidades foram suspensas. Com isso, professores passaram a se comunicar com os alunos por meio dos grupos de whatsapp e sms. "Agora estamos avançando e em breve estaremos disponibilizando as aulas via TV aberta, um projeto que já vinha em estudo por nossas equipes e que agora passaremos a utilizar. Alias, a interatividade com alunos e pais faz parte de um processo já em implantação, que permitirá aos pais, no futuro acompanhar, on line, a vida escolar de seus filhos", disse ele´lembrando que para atender aos alunos da rede beneficiados pelo programa Bolsa Familia, do governo federal, a Secretaria de Educação, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, distribuiu 18 mil kits da alimentação escolar.
Em relação ao servidor público, o secretário Alex Vieira Passos destacou a realização do Concurso Público com a oferta de 2002 vagas e a Lei Orgânica dos Profissionais da Educação.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos