Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 14 de abril de 2020

"GESTÃO: Lideranças irão sentir momento “Star Wars” no online"

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) surpreendeu o mundo com um enredo digno de uma produção hollywoodiana. A velocidade do avanço do vírus em escala global desencadeou um cenário de transformações e adaptações permanentes que culminou em pessoas fisicamente isoladas, porém unidas pela internet. Logo, um novo desafio surge para o universo corporativo: como não permitir que esse quadro resulte em “galáxias muito (muito) distantes”.
Conforme explica Paulo Almeida, professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral (FDC) – empresa associada do Grupo Valure em Mato Grosso –, muitas empresas passaram a adotar recentemente a gestão online e devem encarar um “momento Star Wars” da liderança. Isto, pois chegou o tempo de realizar escolhas tão importantes quanto decidir um lado da Força, algo que define o destino de um Jedi ou Sith na saga cinematográfica de George Lucas.
“Estamos vivendo um tempo diferente, que irá demandar escolhas de um jeito que provavelmente nunca mais serão as mesmas. É provável que as formas de trabalho que vamos aprender a reaprender terão impacto sobre as lideranças – que, por sua vez, terão que lidar com paradoxos [opiniões ou proposições contrárias ao senso comum]. O que chamo de ‘momento Star Wars da liderança’ é válido para o online, mas provavelmente simbolizará uma ruptura que será sentida no offline”, comenta.
Neste viés, Paulo reforça que liderar exigirá disciplina, sacrifício, organização, equilíbrio interior e gerir paradoxos. “Normalmente, a escolha girava entre um estilo de liderança mais tradicional: imediatista, que busca o curto prazo, ou focada no longo prazo da organização. O líder escolhia ficar do lado da ‘luz’ ou do lado ‘negro’ da Força. No mundo pós-Covid-19, haverá um desapego dos modelos anteriores. Os líderes terão que lidar com a somatória de duas variáveis: paradoxos e escolhas”.
O professor e pesquisador da FDC complementa que, evidentemente, um paradoxo pode eventualmente encurtar uma escolha – mas, um paradoxo não implica necessariamente em uma escolha. “Não precisa escolher entre ‘e’ ou ‘ou’. Você pode escolher ambos os caminhos: ações que visam o agora e o futuro. Além disso, é hora de acelerar a transição das empresas para o digital, o que também significará uma transformação para se tornarem ainda mais resilientes”.
Diante de um mundo hiperconectado, Paulo sinaliza que transmitir tudo isso aos hierárquicos implicará em lidar com quatro aspectos de forma equilibrada. “São eles: a ansiedade; o autoconhecimento (olhar para a própria liderança sem perder a humildade e o propósito); a resiliência (entender como que se tornará mais resiliente nesse mundo novo, que colocou uma civilização em pausa, e como transmitirá essa resiliência ao time); e não perder o foco”, finaliza.
ZF PRESS/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos