Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 12 de abril de 2020

“Mídia, educação e o novo coronavírus”, por Marcio Gonçalves

Opinião: “O que vivenciei até chegar na Academia de Inovação do ...O isolamento social causado pelo novo coronavírus despertou o interesse por mídia, educação e tecnologia em um piscar de olhos. De uma hora para outra empresas, escolas, universidades e cursos de todas as áreas se viram forçadas a prosseguir com o conteúdo iniciado, só que agora em um outro formato. Da sala de aula tradicional migraram para o espaço digital levando professores de todas as idades a correr atrás de serviços e ferramentas que propiciam transmissão de informação e conhecimento pela internet. O modelo de educação a distância não é novidade. O mundo já tem diversos exemplos. O que eu mais gosto é o chamado MOOC (Massive Online Open Course).
A tradução poderia ser de um curso aberto a todos, em modelo online, e gratuito. Nessa estrutura é possível inserir diversas mídias para levar informação aos alunos: texto, vídeo, áudio, fotos, etc. Fica prazeroso de fazer porque é um aprendizado não-linear: você começa por onde achar melhor. Se gostar de podcast, por exemplo, é por lá que o aluno pode iniciar sua jornada de aprendizado.
A questão que se impõe hoje a diversos educadores é que está nas mãos deles fazer valer a união entre mídia, educação e tecnologia. Se antes estava apenas no campo teórico, agora é hora de saber inserir conteúdo, criar dinâmica de aula virtual e em tempo real, engajar estudantes por meio de vídeo, etc. Esse cenário apresenta uma necessidade que faz surgir novas oportunidades. O professor, por exemplo, terá que experimentar modelos em que ele não é apenas o centro das atenções. Mas não é só do lado do profissional que a corda aperta. Vejo alunos que devem se forçar a ter mais participação e voz ativa durante a aula.
Em relação ao jornalismo, no Brasil e no mundo, houve grande mudança de postura dos profissionais por conta da pandemia da COVID-19. Eles passaram a entender que uma entrevista feita por smartphone teria o mesmo valor que a feita em modelos tradicionais. Muitos jornalistas em isolamento social passaram a usar as redes sociais para entrar ao vivo de dentro de casa usando seus perfis pessoais. É uma mudança de paradigma e de mentalidade de produção de notícia e de informação.
Aos professores de todas as idades, eu me refiro a eles dizendo que após esse período a educação não será mais a mesma. A esperança é que entendamos que há modelos possíveis de educação mediados por tecnologia e mídia. Eu, particularmente, estou fazendo um movimento para que no dia 28 de outubro de todos os anos possamos realizar o Dia da Mídia na Escola. Acontece que agora eu já considero estender para mais dias. Quem sabe nasce a Semana da Mídia na Escola? É uma chance de percebermos a importância da produção de mídia na educação. Nós já começamos o movimento. Comunicação e Educação nunca foram tão parceiras nessa hora.
Marcio Gonçalves é Educador Google Innovator, Professor de Jornalismo e Coordenador Acadêmico da Spot Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos