Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 1 de abril de 2020

"TEM CURA: Urologista explica como incontinência urinária afeta qualidade de vida dos pacientes"

Newton Tafuri, de Cuiabá (MT), aponta diversos aspectos que são afetados pelo problema de saúde, como o trabalho, a vida sexual e o convívio social. A incontinência urinária ocasiona impactos em diversas esferas da qualidade de vida. Neste mês de março, período de conscientização para o problema de saúde, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) – em Mato Grosso – Newton Tafuri, destaca este problema que afeta homens e mulheres e tem cura. De acordo com dados da SBU, a incontinência urinária pode atingir 60% das pessoas acima de 65 anos.
As mulheres são mais propensas, principalmente após a menopausa, mas os homens com idade avançada, com crescimento de próstata, também podem desenvolver a doença.
“A incontinência urinária causa impactos na qualidade de vida da pessoa. No convívio social, por exemplo, não tem como se sentir confortável molhado e preocupado com o odor da urina. As pessoas acabam se isolando e deixam de frequentar ambientes”, comenta Tafuri.
O especialista acrescenta outros impactos na vida da pessoa, como a vida sexual. O paciente passará a fugir do contato e intimidade. Além disso, começará a se ausentar do trabalho e terá redução em sua produtividade.
“Haverá limitações ou até mesmo a interrupção das atividades físicas. A pessoa poderá sentir culpa, ter depressão, perder a autoestima, reduzirá a interação social, planejará saídas para locais com banheiros acessíveis e passará a ter necessidade de roupas íntimas e de cama especiais”, acrescenta o urologista.
A principal indicação é que ao reconhecer qualquer sintoma procure um médico urologista e busque pela melhor opção de tratamento.
Urinar assim é normal?
Mulheres em idade avançada, alterações hormonais pós-menopausa, múltiplos partos, obesidade e sedentarismo são algumas das razões da perda da urina por esforço, ou seja, ao tossir, espirrar, carregar peso ou correr.
A perda por urgência, a vontade súbita e necessitada, ocorre por contração involuntária da musculatura da bexiga. Isso pode ocorrer por doenças neurológicas como Parkinson, esclerose múltipla, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e diabete mellitus.
A incontinência, a vontade incontrolável de urinar à noite, gotejamento e urgência são alguns dos sintomas de que algo pode estar errado com a bexiga ou próstata.
Os principais sintomas que envolvem problemas na bexiga é a sensação dela cheia, urinar várias vezes ao dia, acordar muitas vezes durante a noite para ir ao banheiro, vontade urgente e descontrolável e não conseguir segurar a vontade de urinar.
Os sintomas relacionados a próstata são jatos fracos durante a urina, jato dividido (spray), esforço e demora para começar a urinar, ir aos poucos e gotejamento após a ida ao banheiro. Ainda há sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
O diagnóstico precoce é muito importante e o tratamento pode envolver terapia comportamental, fisioterapia, medicamentos e/ou cirurgias. Mais recentemente, a medicina disponibiliza a neuromodulação sacral, que é um moderno e o mais abrangente método para o controle de distúrbios do assoalho pélvico, como as incontinências urinária e fecal.
O sistema consiste em colocar no paciente uma espécie de marca-passo e já pode ser realizada em Mato Grosso. O urologista Newton Tafuri concluiu o curso em dezembro passado, em Porto Alegre (RS), e está em fase de seleção de pacientes.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos