Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 15 de maio de 2020

"Recuperação Judicial não é para cães que ladram"

A Recuperação Judicial (RJ) permanecerá como um instituto permanente de preservação de negócios e empregos no Brasil, independentemente do cenário. Seja em períodos de pandemia ou fora dela, a RJ tem beneficiado milhões de cidadãos brasileiros, dentre empresários e trabalhadores que dependem da atividade empresarial. O cenário do empreendedorismo brasileiro mudou depois que a Lei 11.101/2005 foi sancionada. Esta legislação regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. Ao mesmo tempo em que trouxe novos ares e um fôlego para empresas nacionais, trouxe esperança para muitos que, devido a situações adversas, viram seus negócios afundarem em dívidas.
Diferentemente do que muitos podem pensar, não é culpa das mulheres e homens de negócio que o país passe por uma crise. Não é possível que alguns critiquem este modelo de sucesso e coloquem em xeque um instrumento tão importante para o desenvolvimento nacional. Recentemente, acompanhei conteúdos publicados em várias mídias de pessoas que não conhecem a realidade socioeconômica brasileira, mas que insistem em criticar a RJ. Os argumentos? Alegam que há inúmeras RJs irregulares e pregam por aí que inúmeros agentes promoveram atos de corrupção durante pedidos de Recuperação feitos Brasil afora.
Ora, corrupção existe em qualquer lugar do mundo e isso não faz que a democracia deixe de existir. Não se pode generalizar. Da mesma maneira, não é justo lançar dúvidas sobre um instituto sólido e que contribui para a prosperidade do Brasil. A maior parte desses que comentam injustamente sobre a RJ é formada por pessoas que atendem a interesses de empresas que não precisam da Recuperação Judicial.
Essa dor de cotovelo de alguns poucos precisa ser curada. É preciso levar em conta que a recuperação de uma empresa favorece não somente um negócio, mas uma cadeia inteira de serviços e produtos. Um empresa em recuperação significa benefícios para um grupo muito grande de agentes envolvidos. Espero que os críticos à Recuperação Judicial sejam sensíveis às necessidades da população. Ninguém pede RJ por capricho ou vaidade.
Digam o que quiserem, essa importante ferramenta chegou para ficar. Críticas não serão suficientes para barrar a manutenção das empresas brasileiras. Deixem o empresariado trabalhar. Afinal de contas, a recuperação judicial não é para cães que ladram, e sim essencial para os empreendedores nacionais.
Marco Aurélio Mestre Medeiros é advogado especialista em Recuperação Judicial, com atuação em todo o país junto ao escritório Mestre Medeiros Advogados Associados Email: marcomedeiros@mestremedeiros.com.br
Stephanie Romero/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos