Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 16 de junho de 2020

"Movimentos antidemocráticos na mira da Justiça"

PF cumpre mandatos contra suspeitos de receberem recursos ilegais para promover atos contra a democraciaOperação que investiga financiamento de atos contra a democracia resulta na prisão de Sara Winter e outros militantes de grupo de extrema direita que apoia Bolsonaro e prega fechamento do STF e Congresso. A Polícia Federal realizou uma operação nesta segunda-feira (15/06) contra membros de movimentos antidemocráticos e cumpriu seis mandados de prisão, após autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos alvos era a líder do movimento de extrema direita "300 do Brasil" Sara Fernanda Giromini, conhecida como Sara Winter. O grupo, que apoia o presidente Jair Bolsonaro, prega o fechamento do STF e do Congresso. Os alvos da investigação são suspeitos de receber recursos financeiros para promover atos contra a democracia e de cometerem crimes previstos na Lei de Segurança Nacional. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o objetivo das prisões temporárias é "ouvir os investigados e reunir informações de como funciona o esquema criminoso".
Sara Winter era uma das organizadoras de um acampamento na Esplanada dos Ministérios que reunia militantes a favor do governo Bolsonaro desde o início de maio. O grupo acabou sendo desmantelado no último sábado por ordem do governo do Distrito Federal, com a ação de policiais militares, que alegou que não é permitido acampar no local.
Também no último sábado, membros do grupo ocuparam momentaneamente a rampa do Congresso Nacional e em seguida lançaram fogos de artifício contra a sede do STF em Brasília. No fim de maio, eles realizaram um protesto fazendo referências a grupos neonazistas e defensores da supremacia branca dos Estados Unidos.
Winter também é alvo do inquérito das "fake news", atualmente em tramitação no STF. Há alguns dias, após ter sido alvo de um mandado de busca e apreensão, ela ameaçou agredir o ministro Alexandre de Moraes do STF e persegui-lo. Essas declarações fizeram com que fosse expulsa do partido Democratas (DEM) do qual era militante.
A PGR afirma que as detenções foram determinadas como parte do inquérito que investiga o financiamento dos atos antidemocráticos e que não tem relação com a investigação sobre a disseminação de notícias falsas.
A abertura do inquérito foi autorizada por Moraes, que afirmou ser "imprescindível a verificação da existência de organizações e esquemas de financiamento de manifestações contra a Democracia e a divulgação em massa de mensagens atentatórias ao regime republicano, bem como as suas formas de gerenciamento, liderança, organização e propagação que visam lesar ou expor a perigo de lesão os Direitos Fundamentais, a independência dos Poderes instituídos e ao Estado Democrático de Direito, trazendo como consequência o nefasto manto do arbítrio e da ditadura”.
Neste domingo, Renan Sena, um ex-servidor do governo federal que também integra o grupo dos "300", foi preso por calúnia e injúria após divulgar um vídeo com ofensas contra autoridades dos Três Poderes e contra o governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal. Ele foi liberado após assinar termo de comparecimento em juízo.
Após os ataques ao STF, Moraes afirmou através de rede social que o órgão "jamais se curvará ante agressões covardes de verdadeiras organizações criminosas financiadas por grupos antidemocráticos que desrespeitam a Constituição Federal, a Democracia e o Estado de Direito. A lei será rigorosamente aplicada e a Justiça prevalecerá".
A Lei de Segurança Nacional estabelece como crime promover publicamente processos violentos ou ilegais para alterar ou subverter a ordem política ou social.
RC/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos