Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 20 de junho de 2020

"Recuperação judicial e a abusividade da justiça do trabalho"

Atualmente, estamos vivenciando um grande obstáculo a ser combatido pelas empresas em recuperação judicial perante a Justiça do Trabalho, pois a Magistratura Trabalhista vem banalizando o instituto da Recuperação Judicial com a aplicação das multas previstas nos artigos 467 (pagamento de verbas incontroversas em audiência) e 477, § 8º (pagamento dos valores da rescisão contratual), ambas da CLT, mesmo diante das provas de que a empresa encontra-se sob os efeitos concedidos pelo processamento da recuperação judicial, submetendo-se, a rigor, aos ditames da legislação específica, consubstanciada na Lei 11.101/2005. É certo que, todos os créditos existentes à data do pedido, ainda que não vencidos, sujeitam-se, exclusivamente, à recuperação judicial da devedora, conforme previsão no art. 49 da Lei 11.101/2005. Além disso, concedida a recuperação judicial, fica expressamente proibido qualquer ato de disposição ou oneração patrimonial ou gerador de obrigação, inclusive os pagamentos referentes à rescisão contratual, por força do artigo 172 da Lei 11.101/2005, sob pena de configuração de crime de favorecimento de credores, com pena de reclusão de 2 (dois) a 5(cinco) anos e multa, o que impede a empresa de efetuar pagamento das verbas rescisórias que estão sujeitas ao plano de recuperação judicial por força do citado art. 49 da Lei 11.101/05.
Assim, ao seguir os ditames da Lei recuperacional, não haveria que se falar em aplicação das penalidades previstas nos artigos 467 e 477, § 8º ambos da CLT. Todavia, a Justiça do Trabalho, banalizando a Lei 11.101/2005, aplica-as, e condena teratologicamente ao pagamento, as empresas em recuperação judicial
Com isso, o Juízo Trabalhista desconsidera a legislação específica da recuperação judicial, e fere o seu principal objetivo, que consiste em viabilizar a superação da situação de crise econômica financeira da empresa devedora, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, e, consequentemente, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica, surgindo a problemática.
Em suma, caso a empresa realize o pagamento da rescisão contratual, terá cometido crime de favorecimento de credores, com aplicação de pena de detenção e multa, prevista na Lei de Recuperação Judicial, podendo ainda levar a empresa à falência.
Por outro lado, caso não haja o pagamento dos haveres rescisórios e incontroversos, a Justiça do Trabalho condena a empresa ao pagamento das referidas multas, haveres estes que, por sua vez, não foram pagos pela sujeição ao Plano e proibição previstos na Lei recuperacional, cuja recuperação judicial foi concedida pelo próprio Poder Judiciário, e, ao final, a Especializada reconhece a sujeição do crédito e das multas e expede a Certidão de Habilitação de Crédito para que o credor receba por via da recuperação judicial.
Este subterfúgio da Justiça Laboral banaliza a Lei de Recuperação Judicial (11.101/05), ora seguindo e ora ignorando a Lei Federal, frustra a intenção do legislador, que sem dúvida, é a de inspirar o soerguimento de um negócio que atravessa uma dificuldade financeira e, com isso, evitar o fechamento da empresa com a quebra.
Admitir a aplicação das multas previstas na CLT por falta de pagamento dos créditos sujeitos à recuperação judicial, foge totalmente à lógica jurídica, posto que a empresa teve o processamento da Recuperação Judicial concedido e viabilizado pelo Poder Judiciário, com amparo na Lei 11.101/2005.
Assim, arcar com multas que visam punir àqueles, que deixam voluntariamente (e não por força de lei) de adimplir verbas rescisórias e incontroversas nos autos, é totalmente incompatível com a recuperação judicial, uma vez que as empresas em recuperação judicial estão expressamente impedidas por Lei Federal de adimplir as verbas rescisórias e incontroversas.
Dessa forma, deve a Justiça do Trabalho evoluir nos debates para aplicação correta das leis e evolução jurisprudencial, visando a aplicação dos direitos garantidos pela Lei de Recuperação judicial.
Dra. Fernanda Ferreira Modesto  e dra. Erica Amorim são advogadas do escritório Mestre Medeiros. Email: marcomedeiros@mestremedeiros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos