Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 20 de junho de 2020

"SEGURANÇA: 11° Comando Regional da PM pede apoio na instalação do Gasp e aquisição de rádio digital para Primavera do Leste"

As solicitações foram apresentadas ao deputado Delegado Claudinei que levou ao prefeito de Primavera do Leste para possível parceria. A coronel Francyanne Curvo do 11° Comando Regional da Polícia Militar recepcionou na sede da entidade, em Primavera do Leste (MT), o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Delegado Claudinei (PSL). O parlamentar foi cumprir o levantamento das ações realizadas e as principais necessidades da instituição que integra à Região Integrada de Segurança Pública (Risp).  

Em seguida, Claudinei seguiu para reunião conduzida pelos tenentes-coronéis Cleiton de Moura Viana e Gabriel Coutinho. Também estiveram no encontro, o presidente Paulo Marcio Castro e Silva (DEM), o vice-presidente Luiz Costa (PR) e a parlamentar Iva Viana (PDT) da Câmara Municipal de Vereadores. 
Os dados do efetivo de pessoal do Comando Regional e das bases da polícia militar nos municípios mato-grossenses de Poxoréu, Santo Antônio do Leste e Paranatinga - com os seus distritos de Santiago do Leste e Gaúcha do Norte - que estão interligadas à instituição, foram apresentadas por Cleiton aos presentes. 
Em relação a metodologia de trabalho, o policial militar explicou que atualmente buscam atuar com a inteligência para potencializar o policiamento que, consequentemente, vem resultando na redução de crimes de roubo e furto na região. “A nossa estratégia de comando está na análise criminal. Com estes dados, aproveitamos os nossos policiais na hora e local certos e não ficamos fazendo policiamento só rodando e esperando que cresçam as ocorrências. Na verdade, temos que trabalhar naquilo que dá ocorrência”, informa Cleiton. 
Pandemia
Ao falar dos policiais militares serem a linha de frente para atender a sociedade, mesmo no período de enfrentamento a Covid-19, o tenente-coronel Cleiton expôs uma situação inusitada que ocorreu no Núcleo da Polícia Militar de Santo Antônio do Leste, em que 50% da unidade teve os policiais infectados com o novo coronavírus. “Tivemos que fechar o núcleo, mas os policiais militares de Primavera do Leste tiveram que fazer o policiamento. Mesmo com este fato, não deixamos de atender. O Corpo de Bombeiros foi lá para fazer a higienização em todo o ambiente e a viatura também passou por essa assepsia. Hoje, estamos com 80% restabelecida”, relembra.
Rádio Digital 
O tenente-coronel Cleiton informou que foi solicitado um orçamento junto a empresa que forneceu o sistema de radiocomunicação digital para o município de Rondonópolis (MT). “Soube que o rádio digital é um equipamento importado. Para nós é primordial para evitarmos a invasão de criminosos na ação da polícia. A gente vem buscando trabalhar junto com as forças de segurança e enfrentar as dificuldades”, explica o policial que complementou que já existem antenas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região e que garantirá a integração ainda mais entre as forças de segurança pública para fazer as devidas fiscalizações. 
Sobre o assunto, o deputado Claudinei informou que se caso não tenha antenas em determinadas áreas – a PRF tem disponível para a devida instalação. “Na verdade, são necessários pequenos investimentos por parte dos municípios que não contam com essa tecnologia, para que possam usufruir do serviço. Este sistema é seguro e evita que o crime organizado possa monitorar o trabalho da polícia. O mais interessante que também permite uma comunicação de longa distância – entre um município e outro”, diz o parlamentar.
Prefeitura 
Com essa solicitação do Comando Regional da Polícia Militar, Claudinei levou essa pauta para o encontro seguinte que teve com o prefeito de Primavera do Leste (MT), Leonardo Bortolin (MDB), para a aquisição dos rádios digitais que tem um valor estimado de R$ 130 mil para serem distribuídos para todas as entidades da segurança pública da região. “A relação entre as entidades de forças de segurança é muito forte aqui. Dá para sentir a diferença de Primavera em relação a outros municípios”, comenta o gestor municipal. 
Outra demanda que o parlamentar estadual apresentou ao prefeito foi o interesse da Polícia Militar em contar com um Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) que garante que o policial possa servir diretamente ao município. “Essa é aquela lei delegada que envolve uma parceria entre o município e a segurança pública. Este tipo de projeto já acontece em outros municípios de Mato Grosso, como Rondonópolis e Cuiabá. Também, envolve a participação das policias civis e militares, como, também, os bombeiros militar”, explica Claudinei. 
Leonardo se dispôs a avaliar essas solicitações, sendo que o Comando Regional vai enviar diretamente os projetos da rádio digital e da Gasp à ele que vai analisar para uma possível parceria e atendimento. 
Os outros integrantes que fazem parte da Comissão de Segurança Pública são o vice-presidente Sílvio Fávero (PSL), os membros titulares Elizeu Nascimento (DC) e Thiago Silva (MDB) que não puderam comparecer na agenda de Primavera do Leste. Já o deputado o Ulysses Moraes (PSL) - que é membro titular - participou do encontro com o prefeito municipal junto com Delegado Claudinei.
Samantha dos Anjos/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos