Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 10 de julho de 2020

"Como certificações podem melhorar a imagem de produtos brasileiros na Europa"

Coleta de sementes de murumuru em reserva extrativista na AmazôniaEmbrapa trabalha em plataforma para classificar alimentos quanto à origem. Pesquisadores e produtores esperam que tática ajude produtos a se firmarem em prateleiras europeias em meio a pressão por boicotes.De um lado, informações detalhadas sobre a origem do produto e sua história, suas peculiaridades, suas características diferenciadas. De outro, selos que atestem cuidados socioambientais nos processos de produção, manipulação e transporte.
Para pesquisadores, é com essa receita que produtores do setor agroalimentar brasileiro podem conquistar respeito nas prateleiras europeias, em um momento em que organizações não governamentais pedem e redes varejistas discutem boicotes ao Brasil – e consumidores parecem seriamente preocupados com as questões ambientais.
Pesquisador na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas, o engenheiro florestal Édson Bolfe passou dois anos na França estudando a questão. Como cientista visitante no Centro de Pesquisa Agrícola Francês para o Desenvolvimento Internacional (Cirad), ele trocou experiências sobre geotecnologias, indicações geográficas, rastreabilidade e perfil de consumidores.
O objetivo, conta ele à DW Brasil, era fundamentar um banco de dados dos chamados "produtos agroalimentares diferenciados" no Brasil, que agora vem sendo desenvolvido em parceria com a unidade de Maceió da Embrapa, chamada justamente de Alimentos e Territórios.
"O banco será associado a uma futura plataforma digital de acesso público, para melhorar a conexão entre os produtores rurais e os consumidores", explica. "O conceito almeja valorizar o patrimônio histórico, cultural e paisagístico brasileiro, conjugando o conhecimento tradicional da produção agroalimentar com as tecnologias digitais do sistema de informações geográficas, de forma a contribuir para o desenvolvimento rural brasileiro."
Bolfe aposta que a plataforma será uma aliada para vender melhor o produto brasileiro no mercado europeu por oferecer informações, rastrear a origem e elencar os valores agregados de cada agroalimento específico. O projeto enfrenta atrasos por conta da pandemia de covid-19 no Brasil. No momento, os pesquisadores deveriam estar fazendo o trabalho de campo, mas o contexto impossibilitou.
Indicações geográficas
Bastante comuns em países como Itália e França, as indicações geográficas ainda têm muito potencial de crescimento no Brasil. Pela legislação brasileira, há duas formas em vigor: a indicação de procedência e a denominação de origem.
O primeiro registro no país foi o da produção de vinhos do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, em 2002. De lá para cá, já são 70 produções reconhecidas, segundo o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), que estabelece os registros. Conforme levantamento de Bolfe, cerca de 60 outras solicitações tramitam no momento.
A certificação de indicação geográfica também podem trazer ganhos indiretos, muitas vezes mais importantes até do que o preço final do produto ou o aumento das vendas, aponta Mikael Linder, pesquisador na Universidade Livre de Bolzano, na Itália.
"O reconhecimento é dado a um grupo, a um coletivo. Isso significa que seu pré-requisito é a organização da cadeia produtiva", pontua. "Daí surgem outros ganhos: uma cooperação maior entre os envolvidos, desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e até mesmo ações de marketing em parceria."
Para o engenheiro químico Luiz Gustavo Lacerda, professor e pesquisador de alimentos na Universidade Estadual de Ponta Grossa, o que falta é ampliar o serviço de mapeamento e ação em potenciais regiões e produtores.
"O indicador principal sempre será o mercado. Ele nos mostra que os consumidores buscam cada vez mais a origem dos alimentos que estão comprando. Assim, pequenos produtores deverão se adequar divulgando, além do histórico do seu produto, os cuidados ambientais e sociais a quem está comprando. Exigências em tempos modernos que chegam em boa hora", diz.
Produtor de mel em Ortigueira, no Paraná – região registrada desde 2015 como denominação de origem –, Valdemar Kieltyka acredita que o reconhecimento "agrega valor e transmite confiança ao mercado".
Em Maringá, no mesmo estado, Carlos Alberto Domingues enfatiza a importância do selo orgânico para seu produto. Ele exporta 8 mil toneladas de mel por ano, 20% delas para a Europa. "Para o mercado europeu, a demanda por mel orgânico é crescente", comenta.
Pressão internacional
Lacerda destaca que a atual gestão nacional da política ambiental é um entrave relevante para a inserção de produtos brasileiros no mercado internacional. A política ambiental do governo de Jair Bolsonaro tem recebido críticas constantes de atores internacionais, especialmente após as queimadas na Floresta Amazônica no ano passado.
Em junho, a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), anunciou querer uma estratégia mais incisiva para evitar que produtos oriundos de áreas de desmatamento na Amazônia cheguem a prateleiras dos supermercados de países do bloco
Nesta semana, o governo Bolsonaro recebeu uma carta de executivos de grandes empresas brasileiras e estrangeiras, que cobraram ações concretas de combate ao desmatamento no país. Na quinta-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão participou de uma videoconferência com representantes de fundos de investimento do exterior para tratar da preservação do meio ambiente no país.
O pesquisador italiano Giustino Tribuzi, professor na Universidade Federal de Santa Catarina, conhece bem as exigências do mercado internacional – antes do Brasil, ele já atuou na Espanha, nos Estados Unidos, além de seu país natal.
"Certificações como indicação geográfica e selos orgânicos transmitem ao consumidor a imagem de elevada qualidade sensorial. E também outros valores, como sustentabilidade ambiental, não desmatamento, bom uso da água, trabalho justo, respeito às populações originárias e às tradições", diz.
"Produtos certificados podem ajudar a mudar um pouco, a compensar a visão predominante que o Brasil vem tendo no exterior. Ou pelo menos mostrar aos mercados europeus que existem outras realidades e maneiras de produzir alimentos no Brasil", acrescenta.
Atualmente, Tribuzi está muito interessado em mostrar que a região amazônica é "econômica, social e ambientalmente viável". "Precisamos valorizar e agregar valor àquelas produções tradicionais de lá, como o açaí, a castanha do pará, algumas cachaças, os peixes. Assim, impedimos e evitamos que tais áreas sejam desmatadas e destinadas a produção de commodities como soja e carne", ressalta.
Edison Veiga/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos