SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI
Av. Isaac Póvoas, 927, Bairro Goiabeiras

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

"Braço Forte do Campo da Cidade e da Forquilha do Manso! Vereador Tito da Forquilha 14.123"

"Braço Forte do Campo da Cidade e da Forquilha do Manso! Vereador Tito da Forquilha 14.123"
"Juntos Somos Mais Fortes

terça-feira, 14 de julho de 2020

"Dia do Homem: Dr. Newton Tafuri destaca a importância da urologia na atenção integral à saúde do homem"

SBU lança campanha alertando que há doenças urológicas que não podem esperar e destacando importância da prevenção. O médico Newton Tafuri, urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Seção de Mato Grosso (SBU/MT), destaca a importância da especialidade para a saúde do homem, pois apesar de ser essencial para prevenir, diagnosticar e tratar diversos problemas de saúde muitos pacientes têm preconceito em frequentar um urologista, principalmente pelo exame de próstata.
O urologista é o médico responsável por cuidar do trato urinário, de órgãos como os rins, ureteres, bexiga, urina, uretra e próstata, além de cuidar de todo o sistema reprodutor masculino.
“Em uma consulta com o urologista também podem ser detectadas outras doenças. Às vezes o paciente chega com uma queixa e descobre outras doenças como a diabetes, hipertensão, arritmia cardíaca, entre muitas outras”, destaca Newton Tafuri.
O médico relata que muitas vezes uma consulta no urologista é a primeira que aquele paciente está indo em muitos anos. Esse é o momento em que o especialista aproveita para explorar e diagnosticar outras possíveis patologias.
“Tem homens que não vão ao médico, por vergonha, preconceito, e não realizam vários de seus exames de rotina. Esses exames são essenciais para diagnosticar e tratar problemas de saúde que podem se agravar como tempo. Um dos principais receios dos pacientes é o exame de toque na próstata, que leva apenas alguns segundo para ser feito”, comenta o médico.
Tafuri comenta que muitas  das doenças que atingem os homens são ligados à área da urologia. Entre as doenças mais comuns relacionadas a especialidade estão cálculo renal, infecções urinárias, tumores na bexiga, doenças benignas da próstata, câncer e testículo, câncer de pênis e tumores nos rins, disfunções sexuais , infertilidade masculina , ISTs , entre outras .
Além desses, o médico também fala sobre o câncer e próstata que depois do câncer de pele é o que mais atinge homens no mundo. O tumor atinge uma glândula que fica abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Disfunção erétil
Tafuri também fala sobre a disfunção erétil, que é a dificuldade e manter uma ereção durante muito tempo na relação sexual.
“É importante ir ao urologista porque as causas para este problema podem ser no organismo, mas às vezes também pode envolver fatores psicológicos combinados. Só um profissional vai poder orientar o paciente para um tratamento adequado”.
Muitos problemas de saúde podem ser evitados, diagnosticados e tratados a partir do momento que o paciente deixa de lado o preconceito e busca o auxílio do profissional de saúde. Newton Tafuri defende que é essencial que a urologia esteja presente na assistência integral da saúde do homem.
Dia do Homem
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lança uma grande campanha de saúde, chamada Trato Feito, na semana do Dia do Homem, celebrado em 15 de julho. O objetivo da ação é mostrar à população de que há doenças urológicas que não podem esperar e que quanto antes forem diagnosticadas melhor será o resultado de seu tratamento. Entre elas estão o câncer de próstata, de pênis, de testículo, a hiperplasia benigna da próstata, a incontinência urinária e a bexiga hiperativa.
Sandra Carvalho/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos