Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 24 de julho de 2020

"DIPLOMACIA: China ordena fechamento de consulado americano"

Fachada do consulado em ChengduDecisão ocorre em retaliação à ordem do governo Trump para o encerramento das atividades da representação diplomática chinesa em Houston, no Texas. Pequim defende resposta considerada "legítima e necessária".A China ordenou nesta sexta-feira (24/07) o encerramento das atividades do consulado dos Estados Unidos em Chengdu, no sudoeste do país. A medida é uma retaliação à decisão dos EUA de fechar a representação diplomática chinesa em Houston, no Texas, e aumenta a tensão política que já se arrasta há alguns meses entre as duas maiores potências econômicas do mundo. Em comunicado, o Ministério do Exterior da China disse que a medida é "uma resposta legítima e necessária à ação injustificada dos Estados Unidos". "O relacionamento entre os dois países não é o que a China gostaria, mas Washington é responsável por isso", acrescenta a nota.
O ministério, porém, não determinou uma data específica para o fechamento da representação diplomática. No caso de Houston, o governo de Donald Trump deu aos diplomatas chineses apenas 72 horas para fazerem as malas.
"Pedimos novamente que os Estados Unidos se retratem de sua decisão equivocada e criem as condições necessárias para que as relações retornem ao caminho da normalidade", afirmou Pequim.
Os EUA anunciaram na quarta-feira o fechamento do consulado chinês e alegaram que a decisão visava proteger a propriedade intelectual americana e a informação privada dos cidadãos locais. Mas o governo americano não esclareceu por que agiu contra a unidade em Houston. Pequim disse que a medida representava uma "escalada sem precedentes" contra o país.
Na quinta-feira, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que o consulado chinês em Houston servia como um centro para a "espionagem chinesa e usurpação de propriedade intelectual americana".
No mesmo dia, a China negou que a representação diplomática tivesse roubado informações ou propriedades intelectuais de empresas dos EUA e adiantou que haveria retaliação.
"Essas alegações são maliciosas e seu único objetivo é difamar a China. O fechamento do consulado é uma medida completamente injustificada, e a China se reserva o direito de retaliar", disse o porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Wang Wenbin.
Além da embaixada em Pequim, os Estados Unidos têm cinco consulados na China continental e um na região semiautônoma de Hong Kong. A missão de Chengdu, inaugurada em 1985, cobre todo o sudoeste chinês, incluindo o Tibete, e possui 200 funcionários.
LE/efe, afp/cp
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos