SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

domingo, 19 de julho de 2020

"Secretário anuncia ações contra o coronavírus nas aldeias"

Entre elas, está o envio de uma equipe de saúde e medicamentos. A partir da próxima sexta-feira (24.07), uma equipe de profissionais da saúde, formada por médicos (infectologista, clínico geral, ginecologista, pediatra) e técnicos de enfermagem deve chegar a Barra do Garças para a realização de testagem em massa, distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e medicamentos para os cerca de 22 mil indígenas que vivem na região. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16.07) pelo secretário Robson
Santos da Silva, da Secretaria Especial de Saúde Indígena, que esteve no município acompanhado do secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, para avaliar a situação de proliferação do coronavírus nas aldeias. A população indígena vem sendo severamente atingida pela doença, que encontra facilidade de se proliferar pela baixa imunidade desses povos, o alto índice de diabetes e alcoolismo e práticas culturais que envolvem o deslocamento em grupo e rituais sagrados.
Além das primeiras medidas, o secretário avalia as propostas de instalação de um hospital de campanha ou a ampliação dos leitos de UTI, que vêm sendo solicitadas pelo prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, e pela bancada federal de Mato Grosso há várias semanas.
A situação dos indígenas já era de conhecimento do Ministério da Saúde, Casa Civil, Funai, Sesai e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos após o senador Wellington Fagundes (PL-MT), a deputada federal Rosa Neide (PT-MT) e membros da bancada federal falarem sobre o assunto em várias ocasiões. O apelo é no sentido de atender essa situação o mais rápido possível.
Visualização da imagem“Essa situação já se prolonga demais! Estamos falando nisso há semanas e, cada dia que passa, temos mais vítimas”, diz o senador. “Há muito estávamos esperando a visita do secretário Robson. Acreditamos que as soluções virão”.
O secretário Robson visitou ontem as instalações do antigo Senai, na BR-070, onde o hospital de campanha poderá ser instalado. A resposta deve ser dada em uma semana.
Outra medida anunciada é a ampliação da base no quartel do Exército, em Aragarças, para servir de ponto de apoio para a equipe de profissionais médicos. Um avião e três helicópteros serão utilizados para o transporte dos insumos (medicamentos) e dos profissionais até as aldeias. O objetivo é atender toda a comunidade indígena da região”, disse Robson Santos.
O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo se comprometeu a auxiliar Barra do Garças para ampliar a estrutura de saúde e conter o avanço do coronavírus no município. Gilberto informou que o governo já cedeu cinco leitos de UTI e continuará fazendo a sua parte nessa pandemia.
O prefeito Roberto Farias fez questão de agradecer aos senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos e aos deputados federais Neri Geller e Rosa Neide e demais representantes da bancada federal de Mato Grosso pelo auxílio à saúde do município.
Pesquisa
A pandemia da Covid-19 entre indígenas chamou a atenção de pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso que decidiram implantar um Observatório de Políticas Públicas sobre Covid-19 para povos e comunidades tradicionais. O projeto de pesquisa, que está no início dos estudos, já aponta alguns resultados preliminares, como o que demonstra que neste momento as populações indígenas estão sendo vítimas de omissão por parte do Estado em diferentes esferas.
Da assessoria/Caminho Político 
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos