Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 19 de julho de 2020

"Secretário anuncia ações contra o coronavírus nas aldeias"

Entre elas, está o envio de uma equipe de saúde e medicamentos. A partir da próxima sexta-feira (24.07), uma equipe de profissionais da saúde, formada por médicos (infectologista, clínico geral, ginecologista, pediatra) e técnicos de enfermagem deve chegar a Barra do Garças para a realização de testagem em massa, distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e medicamentos para os cerca de 22 mil indígenas que vivem na região. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16.07) pelo secretário Robson
Santos da Silva, da Secretaria Especial de Saúde Indígena, que esteve no município acompanhado do secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, para avaliar a situação de proliferação do coronavírus nas aldeias. A população indígena vem sendo severamente atingida pela doença, que encontra facilidade de se proliferar pela baixa imunidade desses povos, o alto índice de diabetes e alcoolismo e práticas culturais que envolvem o deslocamento em grupo e rituais sagrados.
Além das primeiras medidas, o secretário avalia as propostas de instalação de um hospital de campanha ou a ampliação dos leitos de UTI, que vêm sendo solicitadas pelo prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, e pela bancada federal de Mato Grosso há várias semanas.
A situação dos indígenas já era de conhecimento do Ministério da Saúde, Casa Civil, Funai, Sesai e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos após o senador Wellington Fagundes (PL-MT), a deputada federal Rosa Neide (PT-MT) e membros da bancada federal falarem sobre o assunto em várias ocasiões. O apelo é no sentido de atender essa situação o mais rápido possível.
Visualização da imagem“Essa situação já se prolonga demais! Estamos falando nisso há semanas e, cada dia que passa, temos mais vítimas”, diz o senador. “Há muito estávamos esperando a visita do secretário Robson. Acreditamos que as soluções virão”.
O secretário Robson visitou ontem as instalações do antigo Senai, na BR-070, onde o hospital de campanha poderá ser instalado. A resposta deve ser dada em uma semana.
Outra medida anunciada é a ampliação da base no quartel do Exército, em Aragarças, para servir de ponto de apoio para a equipe de profissionais médicos. Um avião e três helicópteros serão utilizados para o transporte dos insumos (medicamentos) e dos profissionais até as aldeias. O objetivo é atender toda a comunidade indígena da região”, disse Robson Santos.
O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo se comprometeu a auxiliar Barra do Garças para ampliar a estrutura de saúde e conter o avanço do coronavírus no município. Gilberto informou que o governo já cedeu cinco leitos de UTI e continuará fazendo a sua parte nessa pandemia.
O prefeito Roberto Farias fez questão de agradecer aos senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos e aos deputados federais Neri Geller e Rosa Neide e demais representantes da bancada federal de Mato Grosso pelo auxílio à saúde do município.
Pesquisa
A pandemia da Covid-19 entre indígenas chamou a atenção de pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso que decidiram implantar um Observatório de Políticas Públicas sobre Covid-19 para povos e comunidades tradicionais. O projeto de pesquisa, que está no início dos estudos, já aponta alguns resultados preliminares, como o que demonstra que neste momento as populações indígenas estão sendo vítimas de omissão por parte do Estado em diferentes esferas.
Da assessoria/Caminho Político 
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos