TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19

TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

MPF em Cuiabá

MPF em Cuiabá
Av. Miguel Sutil, nº 1.120, Esquina Rua J. Márcio (R. Nestelaus Devuisky) Bairro Jardim Primavera

segunda-feira, 6 de julho de 2020

"UFR tem ações para enfrentar o covid-19"

Entre elas, a produção de álcool em gel e respiradores mecânicos. A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) começa a distribuir, nesta sexta-feira (03.07), cinco mil litros de álcool em gel para os 19 municípios da região Sudeste de Mato Grosso. A produção é resultado de uma parceria realizada com a Universidade Federal de Mato Grosso, a UFMT.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 03, durante live organizada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) para tratar dos próximos passos na estruturação da UFR. Segundo o professor Aristides José, diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da universidade, outros projetos estão em execução para ajudar no combate ao covid-19. Entre eles, estão a realização de exames para detectar o vírus, um trabalho feito em parceria com o Laboratório Central de Mato Grosso, Ministério Público e iniciativa privada. A meta era realizar apenas mil exames, mas graças às parcerias, a meta foi superada. “Hoje, já realizamos dois mil exames”, disse.
Estudantes do curso de Engenharia Mecânica também desenvolveram um novo modelo de respirador mecânico - para ser usado em UTIs - que atendem pacientes com covid-19. Quatro protótipos estão em fase de teste na Santa Casa de Rondonópolis e a meta é fornecer 25 respiradores mecânicos ao final do projeto.
Outros projetos incluem o atendimento on-line pelo curso de Psicologia a pessoas que enfrentam a pandemia e a elaboração de 20 vídeos de orientação para empresários sobre como enfrentar o covid-19 e, ao mesmo tempo, manter o seu empreendimento.
A reitora pró-tempore, Analy Polizel, reforçou o papel da universidade neste momento de pandemia e garantiu que novas lutas ainda devem ser empreendidas para a conclusão do processo de implantação da universidade.
Criada em 2018 com o desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso, a UFR hoje oferece 19 cursos de graduação para cerca de 4.300 alunos. Entre os próximos passos, está a do preenchimento de cargos mediante realização de concurso público.
O processo de desmembramento da UFMT e a criação da UFR foi lembrado pelo empresário Gastão Matos, que representou na live a sociedade civil no conselho universitário, e por Dê Silva, presidente do Diretório Central de Estudantes.
Já o senador comemorou os resultados da UFR . “Temos uma universidade inserida no contexto social, que já está ajudando a salvar vidas”, disse. Ele lembra que a UFR (quando ainda era parte da UFMT) foi pioneira ao criar a Universidade da Terceira Idade e reforçou o seu compromisso na abertura de novas universidades independentes em outras regiões de Mato Grosso, como o Araguaia e o Nortão.
“Sou um entusiasta. Trabalhei para a criação da UFR e acredito que conseguiremos abrir outras universidades em Mato Grosso. O Estado é muito grande”, lembrou.
Da assessoria/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos