Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 11 de agosto de 2020

"O impulsionamento de conteúdos na pré-campanha"

Uma coisa é certa. A pandemia acabou forçando o processo de inclusão digital no Brasil. Com o distanciamento físico, a internet se consolidou como a grande janela para o mundo. E, muito embora pesquisa recente do IBGE aponte que um em cada quatro brasileiros ainda não tenha acesso à ferramenta, não restam dúvidas de que as eleições deste ano serão as mais digitais de todos os tempos. O questionamento que surge diante dessa certeza é: está permitido fazer impulsiomamento de conteúdos durante a pré-campanha?Sim, mas depende. Depende do que? Do bom senso, uma vez que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não estipula um limite claro sobre o que pode ou não ser caracterizado como abuso de poder econômico. É permitido investir em publicações pagas, mas desde que com moderação. E aqui cito o exemplo emblemático da senadora Selma Arruda (PSL), que teve seu mandato cassado por abuso de poder econômico e prática de ‘Caixa Dois’. O motivo foi R$ 1,7 milhão gastos em marketing durante a pré-campanha; valor próximo do limite de gastos da própria campanha.
Portanto, teremos a definição do teto de gastos de campanha até o próximo dia 31 de agosto, considerando o novo calendário eleitoral definido pelo Congresso Nacional. Assim, daqui até o dia 26 de setembro, quando começa oficialmente a campanha, recomendo moderação aos pré-candidatos. Se você já fazia impulsionamentos, pode continuar. Se ainda não, pode começar. Só não aplique valores exorbitantes. Pois você pode ganhar as eleições, receber seu diploma e acabar perdendo o mandato pelo mau uso dessas ferramentas.
Tecnicamente, o impulsionamento é uma excelente ferramenta de direcionamento de conteúdo para o seu público de interesse, potencializando os resultados da comunicação de maneira estratégica, por meio de seus canais oficiais nas redes sociais. É também um bom instrumento para se estabelecer contatos e criar vínculos com os eleitores, possibilitando a reunião de suas demandas através de enquetes, à elaboração propostas pontuais e localizadas.
Tais investimentos podem ser feitos pelas plataformas do Facebook e Instagram, que identificam as postagens como conteúdo "patrocinado". É importante arquivar os extratos dos pagamentos, para a prestação de contas dos gastos efetuados durante o período de pré-campanha à Justiça Eleitoral.
Para finalizar, deixo um dado interessante. Durante o pico da crise mundial, Facebook, Instagram e WhatsApp registraram um crescimento de cerca de 40% no período, segundo dados de março divulgados pela Kantar, empresa de pesquisa com sede no Reino Unido. A presença na internet se tornou uma obrigação àqueles que desejam se candidatar. Agora que já sabe sobre impulsionamento, comentarei sobre conteúdo e propaganda antecipada no próximo artigo.
Hugo Fernandes é jornalista especialista em Comunicação Estratégica, Assessoria de Imprensa e Marketing Político.
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos