Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 23 de agosto de 2020

"PESQUISA: Seplag/MT disponibiliza novo painel com informações sobre professores da educação básica "

Ferramenta criada por gestor governamental vai facilitar pesquisas e contribuir para melhor nortear o acompanhamento de políticas públicas. Uma nova ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MT), a partir do cruzamento de microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), vai contribuir de forma muito mais efetiva para que pesquisadores analisem, comparem e interpretem as informações por ele disponibilizadas e, consequentemente, para a criação de políticas públicas muito mais adequadas.
A ferramenta, criada pelo gestor governamental Alexandre Campos, oferece muitas possibilidades de filtros e cruzamentos de dados dos professores da educação básica referentes a 2013, 2015 e 2017, permitindo aos pesquisadores a análise e monitoramento da evolução das informações. Em breve serão inseridos os dados de 2019 também.
Alexandre Campos, que atualmente está na Escola de Governo, explica que o SAEB é um sistema de avaliação de larga escala, prestes a completar 30 anos, que reúne resultados da aprendizagem dos alunos e também dos questionários contextuais aplicados a diretores, professores e alunos das escolas de todas as redes do Brasil.
Os dados disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), analisa o gestor governamental, são muito áridos para um analista iniciante.
“O INEP disponibiliza dados brutos, e para conseguir analisar é preciso ter um pouco mais de familiaridade com os microdados, saber as extensões dos arquivos, que ferramentas serão utilizadas para importar esses arquivos, entender que o dicionário de dados é um arquivo a parte, entre outros”, relata.
Campos ressalta que já houve uma tentativa de melhorar a disponibilização dos dados da educação com a criação da plataforma QEDU, que ele considera um site bastante interessante, com várias opções de pesquisa, com resultados em percentual e valores absolutos, porém com algumas limitações.
A primeira delas é que os dados são apenas de 2017, sem resultado de anos anteriores, o que não permite analisar a evolução. Também não está disponibilizado o Ensino Médio e nem os dados da rede privada. Outra limitação é não permitir o cruzamento de variáveis.
Percebendo a necessidade dos dados serem apresentados de uma forma mais dinâmica e com várias possibilidades, Alexandre Campos decidiu criar um novo painel. “Nós organizamos para os dados serem apresentados de uma forma mais fácil para quem quiser cruzar informações e tirar algumas conclusões simples sobre o que esses questionários estão respondendo a respeito dos professores do Brasil”, esclarece.
“O Painel disponibiliza os dados e cabe ao pesquisador, dependendo da necessidade específica da sua pesquisa, realizar os filtros, as comparações e interpretar à luz da literatura sobre o tema. Não há ferramenta quantitativa que prescinda de uma boa análise qualitativa", contextualiza o gestor governamental.
Endereço do Painel de Monitoramento: paineldemonitoramento.seplag.mt.gov.br
Sandra Carvalho/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos