
“Foram fases trabalhosas, desafiadoras e construtivas. Tivemos apenas duas semanas para apresentar nossas propostas para a comunidade interna da UFMT, ouvimos muitas pessoas, mobilizamos professores, técnicos e estudantes, e direcionamos as propostas a partir das ideias colhidas”, comenta Daniele.
“Colocar o nome à disposição, foi uma decisão difícil, sabíamos das complicações, dos obstáculos, mas a nossa vontade de fazer e de ajudar a universidade foi maior, até porque não tínhamos recursos, nem apoio político e nem comando da gestão, enquanto tudo parecia desfavorável, decidimos lutar por uma UFMT melhor”, relata Sandra Negri.
A expectativa das candidatas é que a UFMT tenha uma gestão que retome o protagonismo do desenvolvimento regional, dialogando com a sociedade e com as práticas alinhadas com a metodologia de ensino, projetos de pesquisas e extensão, e com as necessidades e expectativas sociais.
“Precisamos ser mais presentes nas ações de impacto na sociedade, e para que isso possa acontecer, temos que aprender a ouvir o que as organizações formais e informais nos apontam e convidá-las a participar, abrindo as portas da universidade para acolher todos que pretendem contribuir prepositivamente com a UFMT”, finaliza Daniele.
Veja as propostas das candidatas:
- Defender e respeitar a autonomia universitária, uma das garantias constitucionais.
- Estar atentas, de forma crítica, às políticas do MEC e do MCT, inclusive CAPES e CNPq, defendendo sempre os interesses de nossa instituição para o alcance da excelência em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sempre em consonância com manifestações exaradas das instâncias colegiadas e fóruns específicos.
- Respeitar as instâncias universitárias, submetendo as decisões acadêmicas, políticas e administrativas aos seus órgãos colegiados (Colegiados de Departamentos, Colegiados de Cursos, Congregações de Faculdades e Institutos, Consuni, Consepe e Conselho Diretor).
- Gerir a Universidade na perspectiva de seu papel educativo, científico, cultural e inovador, sempre ao serviço da comunidade.
- Buscar continuamente o apoio e parcerias com a sociedade, objetivando o fortalecimento de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Ser vigilantes e propositivas, no sentido de garantir que o espaço universitário seja inclusivo, interativo, plural, democrático e aberto à participação de todos.
- Primar pela qualidade na formação de nossos estudantes, fomentar a capacitação e a qualificação dos docentes e técnicos.
- Buscar continuamente meios para contribuir com o bem-estar e qualidade de vida do corpo universitário: servidores docentes e técnicos e estudantes.
Assessoria/Caminho Político
Caminho Politico
Nenhum comentário:
Postar um comentário