Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

"SEGURANÇA: Deputado Claudinei reforça a necessidade de uma base aérea do Ciopaer em Rondonópolis"

O parlamentar apontou a importância da base aérea para atender as forças de segurança de Rondonópolis e região. Em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta manhã de quarta-feira (26), o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) reforçou a necessidade da implantação de uma base aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no município de Rondonópolis (MT). Ele apresentou indicação que será encaminhada para a
Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso e ao comandante-geral e ao coronel da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Jonildo José de Assis.
“Reiterando essa demanda, desde o ano passado, a gente cobra a implantação do Ciopaer para atender Rondonópolis e região. A importância desta instituição é devido este município atender cerca de 20 cidades das regiões sul e sudeste de Mato Grosso. Quem sabe a prefeitura municipal conceda um terreno, pois é necessário um espaço físico amplo que dará o suporte para pouso e decolagem do helicóptero. Também, uma possível parceria com os governos estadual e federal para comprarmos a aeronave”, sugere o parlamentar.
Comissão
O reforço para essa demanda vem ao encontro da visita feita por Claudinei, como presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Casa de Leis, na última quinta-feira (20), no 2° Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em Rondonópolis. A oportunidade foi de levantar as principais demandas e necessidades da instituição. Ele foi recepcionado pelo comandante e tenente-coronel Fabrício Gomes Costa.
O tenente-coronel contou que o Comando Regional possui uma parceria de mais de 12 anos com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo que atendem uma média de mil ocorrências por mês. “Passou da hora de Rondonópolis ter um helicóptero. Conseguiríamos mais fácil se tivermos um Ciopaer aqui. Hoje, o que se fala muito é integração. O Ciopaer atenderia a segurança pública, a gente colocaria até o Samu junto. Todas as forças de segurança poderiam utilizar o helicóptero. O bombeiro militar e o Samu fariam o resgate das pessoas”, explica o tenente-coronel Fabrício.
A instituição está interligada ao 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, 6ª Companhia Independente (CIBM) de Primavera do Leste, 9ª CIBM de Jaciara, 11ª CIBM de Campo Verde e do Núcleo do Corpo de Bombeiros (NBM) de Alto Araguaia.
Para Claudinei, o Ciopaer tem um relevante papel para o território mato-grossense devido executar um policiamento por meio do aerotransportado. Ele acrescenta que isso facilita para o êxito no atendimento de ocorrências, principalmente relacionados ao salvamento de vidas, combate ao tráfico de drogas e na recuperação de veículos furtados ou roubados.
Aeromédico – Em maio do ano passado, o parlamentar esteve na sede do Ciopaer, em Várzea Grande (MT), em reunião com os integrantes da instituição e expôs o interesse da consolidação de um convênio ou termo de cooperação técnica com Samu que venha disponibilizar o pronto atendimento na área da saúde para as regiões sul e sudeste do estado, com a implantação do “Aeromédico do Samu”, em Rondonópolis.
"Na época, o coronel PM Juliano Chirolli havia dito que era possível uma parceria e tinha se colocado à disposição para colaborar com o projeto. Uma base do Ciopaer em Rondonópolis. Quem sabe a gente conseguiria juntar a segurança e saúde pública, com o atendimento do Samu também nas operações policiais”, lembra Claudinei.
Ciopaer – Essa instituição foi criada em 19 de julho de 2006 e está interligada à Sesp de Mato Grosso, com o propósito de realizar operações por meio de aeronaves com atividades desempenhadas pelas polícias militares e civil e corpo de bombeiros. Atualmente, conta com bases aéreas em Várzea Grande e Sorriso.
Samantha dos Anjos/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos