
“Como construir ferrovias em cenário de restrição fiscal? Temos uma ideia. E essa estratégia busca viabilizar o que pode ser nosso maior legado: a cruz ferroviária brasileira (Norte-Sul, FIOL e FICO), criando três saídas, Itaqui, Ilhéus e Santos, para toda produção do nosso interior” – explicou o ministro.
O modelo a ser usado para levar os trilhos da FICO até Lucas é o mesmo que se aplica à implantação do primeiro trecho da ferrovia, viabilizada a partir da renovação das concessões da Ferrovia Vitória-Minas, e Carajas, operadas pela Companhia Vale. Com isso, a Vale destinará R$ 2,73 bilhões ao fundo destinado à construção da FICO. As obras da ferrovia devem começar em 2021, uma vez que já se encontram adiantados o projeto básico e o processo de licenciamento ambiental.
Este primeiro trecho da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste terá 383 quilômetros de extensão, conectando a região da BR-158, no Vale do Araguaia em Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, em Goiás. A construção da ferrovia é sonhada há décadas por quem produz na região. Wellington Fagundes afirmou que essa ferrovia “será um grande passo para interiorizar o desenvolvimento”, se constituindo ‘“em mola motriz ao crescimento de nosso Estado, e irá reduzir custos até os portos, para exportarmos com mais competitividade”.
Dentro da Frenlogi, segundo o senador, existe inclusive um consenso de que é preciso investir energias para viabilizar o modal ferroviário no Brasil. “Diante das estradas abarrotadas é importante construir a intermodalidade do transporte no país. Nesse sentido nós acreditamos muito no setor ferroviário” – disse o parlamentar mato-grossense.
Além da Fico, Mato Grosso deverá se beneficiar, a curto e médio prazo, com mais dois projetos ferroviários: o primeiro leva os trilhos da Ferronorte, atualmente em Rondonópolis, até Cuiabá, seguindo também para o Norte do Estado; o segundo, é o projeto da Ferrogrão, que liga Sinop até os portos do Arco Norte da Logística, em Miritituba, onde se conectará ao modal hidroviário até Santarém (PA).
Da assessoria/Caminho Político
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Foto: Arquivo
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