Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 15 de setembro de 2020

"O Papa e Petrini, fundador do Slow Food, discutem sobre o novo humanismo"

Quem sabe se Rachel Carson, a bióloga estadunidense autora de Primavera Silenciosa, publicado em 1962, um grito de alarme sobre o uso do DDT, ou Arne Naess, o filósofo norueguês, montanhista e fundador da deep ecology, por muito tempo esnobado pelo pensamento do século XX, jamais teriam imaginado que muitas de suas ideias sobre o meio ambiente teriam sido adotadas pelo Sumo Pontífice de Roma, bem como por um movimento nascido de baixo e que hoje tem uma força incrível.
São sempre figuras solitárias, personagens excêntricos, como é Carlo Petrini, que agem pela mudança com teimosia, coerência e continuidade. Em seu último livro, Terrafutura (Giunti-Slow Food), Petrini dialoga com o Papa Francisco, autor da Laudato Sí', a encíclica que se centra nas questões ecológicas e ambientais, da sustentabilidade e da justiça social. Surpreso, desta vez, deve ter ficado o próprio fundador do Slow Food, que em setembro, sete anos atrás, recebeu um telefonema do Papa Francisco que respondia a uma sua carta enviada após sua viagem pastoral a Lampedusa em sinal de solidariedade com os migrantes.O livro reúne três conversas com o Pontífice dedicadas a temas caros a Petrini, da comida às histórias familiares, da economia à biodiversidade. De maio de 2018 a julho deste ano, ele teve oportunidade de discutir com Francisco alguns dos assuntos que mais importam para ele, falando também das origens piemontesas comuns, da bagna cauda e de espiritualidade, de meio ambiente e das emigrações para o Novo Mundo ontem, e para as costas italianas hoje.
O Papa Francisco mostra-se em todo o seu imediatismo, com a capacidade que lhe é própria de dialogar de modo direto sem muitas pretensões e juntamente com o bom senso que é necessário ao seu cargo de chefe da Igreja Católica, uma responsabilidade o que não o impede de fazer afirmações importantes no campo da ecologia, que em sua encíclica define "ecologia integral". Também nesse caso, a franqueza é um dos aspectos que mais emergem da conversa, ao lado do humor e da capacidade que derivam da sua longa experiência pastoral como padre.
A mensagem política que emerge dessa conversa é muito precisa: “não há ativismo ambiental sem ativismo social”.
O livro inclui uma segunda parte na qual são desenvolvidos cinco grandes temas que constituem a base das ideias do Papa sobre a questão do meio ambiente: biodiversidade, economia, migração, educação, comunidade.
Cada capítulo é introduzido por um amplo texto de Petrini e seguido por intervenções do Pontífice lidas durante encontros, como o Sínodo dedicado à Amazônia, o encontro com estudantes universitários em Bolonha, ou cartas enviadas a vários movimentos, como a mensagem ao segundo Fórum das Comunidades Laudato Si’.
No prefácio Domenico Pompili, bispo de Rieti, expõe os pressupostos teológicos e filosóficos do pensamento do Papa, as suas respostas à crise ecológica da Terra, mostrando as suas origens doutrinais e os nexos culturais, nos quais a ética desempenha um papel fundamental. Um dos argumentos que voltam com maior insistência na parte do diálogo é o dos populismos, que o Papa identifica justamente como um dos aspectos mais perigosos da atual situação política europeia. Utilizando inclusive um livro lido recentemente, Francisco estabelece uma comparação entre a situação na Europa em 1933 e a atual.
O Papa não reivindica o tema da autoridade, mas o da liberdade quando explica a sua filosofia do "deixar crescer", ciente de que a mensagem expressa na sua encíclica é confiada à vontade e à força de persuasão dos indivíduos e dos grupos, que agem de forma livre e espontânea para mudar a situação econômica e social do Ocidente. Um papa que olha para as culturas diferentes e distintas, como no caso da Amazônia, lugar de biodiversidade antropológica, antes mesmo que natural.
O humanismo do Papa Francisco é uma das questões importantes dessas livres discussões, nas quais seu pragmatismo de padre e membro da Companhia de Jesus emerge com toda a sua força.
Um papa pós-moderno? Não. Antes, um papa atento a uma modernidade diferente, para usar as palavras de um filósofo que Petrini chama em causa, Bruno Latour.
Retomando os temas da crítica ao consumismo e ao economicismo do capitalismo contemporâneo, Bergoglio se dirige aos estudantes chamando a atenção sobre o perigo que corre a própria universidade, lugar de saber e competências, com o risco de se tornar ineficaz e residual.
A esse respeito lembra a força de três linguagens humanas: a da mente, do coração e das mãos em harmonia entre si. Teme a ideia de um mundo tecnológico regido pela inteligência artificial que não tenha mais coração e, sobretudo, não saiba mais acariciar.
A reportagem é de Marco Belpoliti, publicada por La Repubblica e Caminho Político. A tradução é de Luisa Rabolini.Edição:Régis Oliveira. Foto: Arquivo. Caminho Politico #caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos