Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 3 de outubro de 2020

"Acompanhamento com médico geriatra garante saúde e qualidade de vida na terceira idade "

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando a cada ano chegando a 76,3 anos em 2018, conforme informações das Tábuas Completas de Mortalidade, divulgadas no final de novembro do ano passado. E para envelhecer com qualidade de vida é importante ter o acompanhamento de um médico geriatra, profissional especializado no cuidado da saúde do idoso que atua nas áreas de prevenção e controle de doenças crônicas, que são mais suscetíveis nessa fase da vida.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais, lembrando que o Brasil tinha mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária quando os dados foram coletados. Esse número representava 13% da população, um percentual que tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018 pelo IBGE. Em Mato Grosso, a expectativa de vida ao nascer era de 74,7 anos, colocando o Estado na 11ª posição dentre as 27 unidades federativas.
No caso dos idosos, são os cuidados diários e a adoção de hábitos saudáveis que vão proporcionar uma melhor qualidade de vida nessa fase. Diante desses números e das projeções para os próximos anos, essa população da chamada terceira idade precisa de profissionais que incluam no cuidado a avaliação da funcionalidade, que pode ser impactada por deficiências na mobilidade, na cognição, no humor e nos órgãos do sentido, que nos permitem comunicar.
Conforme o médico geriatra Daniel Figueiredo, o atendimento ao paciente inclui uma avaliação ampla que permite o planejamento de um cuidado individualizado e mais adequado a cada paciente em específico. Ele explica que o profissional que atua nessa área, oferece todo o suporte necessário para evitar possíveis complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente durante o processo de envelhecimento.
Apaixonado por sua profissão , dr. Daniel explica os motivos de ter escolhido a geriatria ainda na época da faculdade. "A visão ampla que o geriatra tinha ao avaliar seu paciente, por considerar o paciente como um ser social e não apenas como um conjunto de doenças e o cuidado centrado neste me atraíram e me pareceram ser a forma correta de se atuar na medicina", diz.
Também faz parte do atendimento, a conversa com o paciente para acolher suas queixas e de seus familiares num cuidado integral devido ao trabalho coordenado com uma equipe multidisciplinar. Esse acompanhamento com especialistas permite cuidar da saúde física e mental dos idosos.
"A geriatria me atraiu também por reunir saberes da clínica médica os quais eu sempre gostei de estudar: cardiologia, neurologia, endocrinologia, reumatologia e psiquiatria. A importância da geriatria é enorme. Gosto de dizer que o médico geriatra atua como um maestro em uma orquestra, ele harmoniza o cuidado do idoso e não deixa que este se faça de forma segmentada", pontua o médico Daniel Figueiredo.
De acordo com o profissional, a maior dúvida acerca dessa área da medicina por parte dos pacientes é quando deve procurar um médico geriatra. "Este especialista está a disposição para atender tanto um adulto saudável que procura prevenir as complicações da terceira idade quanto idosos, que poderão estar fragilizados ou não", orienta o especialista.
Stephanie Romero/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos