DIRETO DA VENEZUELA

DIRETO DA VENEZUELA
Tweets por ‎@infoenlaceweb INSTAGRAM @INFOENLACEWEB

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Endereço: Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sábado, 3 de outubro de 2020

"Acompanhamento com médico geriatra garante saúde e qualidade de vida na terceira idade "

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando a cada ano chegando a 76,3 anos em 2018, conforme informações das Tábuas Completas de Mortalidade, divulgadas no final de novembro do ano passado. E para envelhecer com qualidade de vida é importante ter o acompanhamento de um médico geriatra, profissional especializado no cuidado da saúde do idoso que atua nas áreas de prevenção e controle de doenças crônicas, que são mais suscetíveis nessa fase da vida.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais, lembrando que o Brasil tinha mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária quando os dados foram coletados. Esse número representava 13% da população, um percentual que tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018 pelo IBGE. Em Mato Grosso, a expectativa de vida ao nascer era de 74,7 anos, colocando o Estado na 11ª posição dentre as 27 unidades federativas.
No caso dos idosos, são os cuidados diários e a adoção de hábitos saudáveis que vão proporcionar uma melhor qualidade de vida nessa fase. Diante desses números e das projeções para os próximos anos, essa população da chamada terceira idade precisa de profissionais que incluam no cuidado a avaliação da funcionalidade, que pode ser impactada por deficiências na mobilidade, na cognição, no humor e nos órgãos do sentido, que nos permitem comunicar.
Conforme o médico geriatra Daniel Figueiredo, o atendimento ao paciente inclui uma avaliação ampla que permite o planejamento de um cuidado individualizado e mais adequado a cada paciente em específico. Ele explica que o profissional que atua nessa área, oferece todo o suporte necessário para evitar possíveis complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente durante o processo de envelhecimento.
Apaixonado por sua profissão , dr. Daniel explica os motivos de ter escolhido a geriatria ainda na época da faculdade. "A visão ampla que o geriatra tinha ao avaliar seu paciente, por considerar o paciente como um ser social e não apenas como um conjunto de doenças e o cuidado centrado neste me atraíram e me pareceram ser a forma correta de se atuar na medicina", diz.
Também faz parte do atendimento, a conversa com o paciente para acolher suas queixas e de seus familiares num cuidado integral devido ao trabalho coordenado com uma equipe multidisciplinar. Esse acompanhamento com especialistas permite cuidar da saúde física e mental dos idosos.
"A geriatria me atraiu também por reunir saberes da clínica médica os quais eu sempre gostei de estudar: cardiologia, neurologia, endocrinologia, reumatologia e psiquiatria. A importância da geriatria é enorme. Gosto de dizer que o médico geriatra atua como um maestro em uma orquestra, ele harmoniza o cuidado do idoso e não deixa que este se faça de forma segmentada", pontua o médico Daniel Figueiredo.
De acordo com o profissional, a maior dúvida acerca dessa área da medicina por parte dos pacientes é quando deve procurar um médico geriatra. "Este especialista está a disposição para atender tanto um adulto saudável que procura prevenir as complicações da terceira idade quanto idosos, que poderão estar fragilizados ou não", orienta o especialista.
Stephanie Romero/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos