Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

"LEI: Sancionada lei que disponibiliza denúncia para crimes de violência com número de WhatsApp"

Matéria garante proteção para mulher, crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais. O governador Mauro Mendes sancionou Lei de n.º 11.219/2020, de autoria do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), que dispõe sobre o serviço permanente de denúncias por meio de número no aplicativo de WhatsApp para crimes de violência contra a mulher, crianças, adolescentes, idosos e pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE). A matéria foi publicada nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (DOE), pelo Poder Executivo.
De acordo com Claudinei é uma grande satisfação ter o projeto de lei sancionado pelo governo estadual. “Essa lei não vai só proteger as mulheres vítimas de violência doméstica, como outros públicos que sofrem com ameaças e agressões. Realmente, temos que intensificar a proteção para essas vítimas e buscar meios que venham facilitar que a denúncia seja efetivamente feita e evite que o ocorra o pior”, explica o parlamentar.
Lei
A nova lei vai permitir que as vítimas possam fazer as denúncias por meio de mensagens, vídeos e fotos por meio do WhatsApp. “O melhor ainda é que as pessoas que sofrem com a violência, podem imediatamente enviar a localização de onde está ocorrendo a situação. E, claro, não só a vítima, como, também, por qualquer pessoa que perceba indícios de violência ou se torne testemunha dos atos, cuja a identidade do denunciante será mantido o sigilo”, esclarece Claudinei.
A matéria também propõe que os números de WhatsApp sejam amplamente divulgados para o conhecimento público e deverá ser coordenado pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) por meio da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher de Cuiabá (MT).
Samantha dos Anjos/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário