SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI
Av. Isaac Póvoas, 927, Bairro Goiabeiras

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

"Braço Forte do Campo da Cidade e da Forquilha do Manso! Vereador Tito da Forquilha 14.123"

"Braço Forte do Campo da Cidade e da Forquilha do Manso! Vereador Tito da Forquilha 14.123"
"Juntos Somos Mais Fortes

terça-feira, 13 de outubro de 2020

"SEGURANÇA: Falta efetivo nas Delegacias da Polícia Civil de Cáceres"

O deputado estadual Claudinei cumpriu agenda no município em atendimento à Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Casa de Leis.
Em missão pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cáceres (MT), nos dias 8 e 9 de outubro, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) realizou visita nas unidades da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) para conhecer os trabalhos desenvolvidos e identificar as principais necessidades das instituições.
Para ter um cenário da atuação da polícia civil na região, o parlamentar se reuniu com o delegado Regional Alex Cuyabano, a delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), Judá Maali Marcondes, e o delegado titular da 1° Delegacia de Polícia, onde fica o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), Wilson Souza Santos.
Efetivo
Na reunião, foi apontada a necessidade de aumento de efetivo de delegados de polícia para atender a Regional de Cáceres, já que atualmente há somente cinco para atender 12 municípios e dois distritos. “No total, contamos com nove delegacias, sendo quatro em Cáceres e uma da Delegacia de Fronteira (Defron). Há também em Porto Esperidião e Rio Branco, mas não tem delegados”, explica Cuyabano.
Outras unidades com delegacias estão localizadas nos municípios de Mirassol D´Oeste, São José dos Quatro Marcos e Araputanga que, segundo Alex, as estruturas físicas estão em boas condições por serem novas. Já as cidades que não contam com uma sede são Indiavaí, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Lambari do Oeste, Cuverlândia e Glória do Oeste. Ele acrescenta que também são atendidas pela Regional os distritos Vila Aparecida e Nova Cáceres que pertencem à Cáceres.
Cuyabano explica que a quantidade de investigadores e escrivães é razoável e que realmente a maior necessidade é o aumento do número de delegados de polícia. O quadro de pessoal possui cerca de 140 servidores lotados nas unidades. “Espero que alguns dos recentes delegados de polícia convocados para este cargo que, atualmente, estão na Academia de Polícia (Acadepol) possam ser conduzidos para o polo regional de Cáceres para somar aos trabalhos da região”, manifesta Claudinei.
Viaturas
A Delegacia Regional conta com cinco viaturas que fazem parte do convênio da Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira (Enafron), firmado em 2012 juntamente com os governos de Mato Grosso e federal. “Avaliamos que a instituição precisa de viaturas descaracterizadas e, infelizmente, todos os veículos estão com problemas por falta de manutenção. Vamos elaborar um relatório final destas demandas recebidas e encaminhar ao governo estadual e resolver as dificuldades enfrentadas pela instituição”, salienta Claudinei.
DEDM
Claudinei conheceu o prédio da DEDM que é bastante amplo e há um ano essa unidade foi ocupada para favorecer na execução de importantes projetos, principalmente aqueles em parceira com o Ministério Público Estadual. A delegada Judá Maali passou importantes informações sobre a instituição e os projetos realizados.
Em destaque, ela abordou sobre o “Projeto Luz” que tem o propósito de atender crianças e adolescentes vítimas de abuso ou violência sexual e, também, as ações desenvolvidas em parceria com os Alcoólicos Anônimos (AA). Além deste público, a delegacia também atende mulheres e idosos.
“O que me despertou atenção é que essa delegacia tem um diferencial em relação as outras unidades espalhadas pelo Mato Grosso, pois oferece tratamentos psicológicos de forma continuada para as vítimas. Considero isso bastante relevante e importante”, opina o parlamentar.
A Delegacia Regional também conta com uma sede da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedicca) de Cáceres.
Defron
A delegada titular Cinthia Cupido da Delegacia Especial de Fronteira (Defron) mostrou para o deputado Claudinei as principais ações desenvolvidas pela instituição que, atualmente, conta com seis investigadores e um servidor que foi cedido para atender o Canilfron.
“O governo federal ajuda o policial de fronteira e a Delegacia faz parte. A diária quem paga é ele. O primeiro ano você produz, o próximo ano você ganha. Se o Gefron pede uma camionete para eles, pede para a Defron também. Eles querem colocar a polícia civil na fronteira inteira. Aí, isso ficará bom”, explica Cinthia sobre a metodologia aplicada a participação direta na Operação Vigia.
Nova Sede - A delegada titular apresentou o projeto para a construção de uma nova sede do Defron que terá um custo previsto de R$ 4 milhões e com 80 meses para a execução da obra. “O terreno já existe e fica atrás do Cisc de Cáceres. Não adianta pedir se não tiver o projeto. Ele está pronto, só falta o recurso”, comenta Cinthia.
“Vamos fazer as articulações possíveis, principalmente com a bancada federal de Mato Grosso, para que juntos consigamos concretizar a construção desta unidade que será muito importante para a região e só tende a fortalecer o trabalho dos policiais civis de fronteira da instituição”, destaca Claudinei.
Samantha dos Anjos/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos