SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI
Av. Isaac Póvoas, 927, Bairro Goiabeiras

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Armazenamento em nuvem traz praticidade com segurança e rapidez

Em tempos de equipamentos com celulares e computadores cada vez menores e processadores mais velozes que executam diversas atividades em frações de segundos, a forma de guardar e acessar dados não pode ficar para trás. O armazenamento em nuvem é uma excelente opção, pois agrega tecnologia com a praticidade e rapidez da internet para manter num servidor online uma infinidade de arquivos dos mais variados formatos e tamanhos.
Dentre os vários benefícios que o armazenamento em nuvem proporciona, vale ressaltar a praticidade em acessar documentos, fotografias, vídeos, áudios ou outros tipos de informações a qualquer hora e lugar, possibilitando o trabalho remoto. Quem opta por essa modalidade de armazenamento podem acessar arquivos para editar, compartilhar ou mesmo excluir, desde que tenha acesso a algum dispositivo conectado à internet, sem a necessidade instalação de qualquer software.
Mais uma vantagem que merece ser levada em conta, é a recuperação de arquivos. O armazenamento em nuvem pode ser utilizado como um plano de emergência de backup, salvando os arquivos mais importantes em um local remoto, isto é em um segundo local. Por isso acredite, você nunca perde um arquivo armazenado em nuvem. Ouso dizer que a consideração mais relevante a se fazer sobre essa forma de guardar arquivos, é a segurança que ela oferece ao usuário. Isso porque ele não vincula os arquivos a um dispositivo físico, ou seja, se eventualmente o utilizador tiver seu servidor, notebook ou celular extraviado, roubado ou danificado, os arquivos estarão armazenado em nuvem, possibilitando o acesso aos arquivos mediante usuário e senha.
Outro aspecto importante, principalmente se estivermos falando de organizações comerciais, é a economia de recursos financeiros ao dispensar as variáveis anexas a utilização de um servidor, tais como: energia elétrica, ambiente refrigerado e espaço físico.
Ademais, somente o usuário consegue visualizar ou editar seu próprio material, nem mesmo as empresas fornecedoras desse tipo de serviço têm conhecimento e acesso sobre o teor dos conteúdos e dados armazenados. Ainda sobre a perspectiva de segurança, soluções em nuvem já cumprem com a nova legislação LGPD, possibilitando relatórios de quem compartilhou, copiou ou encaminhou o documento, garantido rastreabilidade dos arquivos.
Existem no mercado diversas opções de armazenamento em nuvem, e cada uma com seus recursos podendo atender a necessidade de cada negócio.
Elias Opolski é especialista em tecnologia da informação e CEO na TEAM Ti. Email: elias@teamti.com.br / @teamtitecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos