Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Em livro, Obama elogia Merkel e vê Lula com reservas

Chanceler alemã é honesta e confiável, afirma ex-presidente dos EUA. Democrata elogia "reformas pragmáticas" e progressos sociais dos governos do petista, mas lembra rumores de corrupção. Em livro de memórias lançado nesta terça-feira (17/11), o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama faz elogios à chanceler federal alemã, Angela Merkel, e observações pouco gentis sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy.
Sobre Merkel, ele diz que a chanceler inicialmente o via com ceticismo, o que ele interpretou como uma reação a seus discursos fortes e sua retórica exagerada. "Para uma chefe de governo alemã, uma aversão a uma possível demagogia provavelmente foi uma atitude saudável", pondera.
Obama acrescenta que, com o tempo, os dois passaram a confiar um no outro. Segundo ele, Merkel é uma "mistura de capacidade de organização, sagacidade estratégica e paciência inabalável" e é "confiável, honesta, intelectualmente precisa e naturalmente gentil".O democrata reserva palavras bem menos gentis para Lula. Por um lado, ele diz que o brasileiro deixou uma boa impressão durante uma visita à Casa Branca e o descreveu como um ex-líder sindical "grisalho e cativante" que iniciara "uma série de reformas pragmáticas que fizeram as taxas de crescimento do Brasil dispararem, ampliando sua classe média e assegurando moradia e educação para milhões de cidadãos mais pobres".
Mas Obama também faz referências a relatos de corrupção no governo petista e aponta falta de escrúpulos em Lula. "Constava também que tinha os escrúpulos de um chefão do Tammany Hall, e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões", afirma.
O Tammany Hall foi uma organização dentro do Partido Democrata de Nova York que funcionou como uma engrenagem de controle da política local, facilitando a ascensão de imigrantes irlandeses a cargos políticos e atuando como uma rede de clientelismo e corrupção.
O ex-presidente americano não tem elogios a Putin. Para Obama, o líder russo considera propinas, extorsões, fraudes e violência como ferramentas legítimas de governo.
Obama também não poupa Sarkozy e diz que o francês usava palmilhas especiais para ficar mais alto e conversava com o peito estufado como o de um galo garnisé.
O livro, que leva o nome de Uma terra prometida, é o primeiro de dois volumes sobre a presidência de Obama. Episódios polêmicos, como o uso de drones no Afeganistão e a espionagem da NSA, devem ficar para o segundo volume.
AS/dpa/afp/ots/cp
Caminho Politico #caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos