Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Ministro defende programas de prevenção aos incêndios no pantanal

Rogério
Marinho participou, nesta quarta-feira, de reunião da Comissão Temporária Especial do Senado. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, defendeu hoje (04.11), durante reunião da Comissão Temporária Especial do Pantanal (CTE), a necessidade da adoção de programas sistêmicos de prevenção aos incêndios pelo governo federal. Segundo ele, não há como ficar aguardando por demandas, como aconteceu em 2020, quando a Defesa Civil (órgão subordinado ao ministério) liberou R$ 45 milhões após ser acionada pelos governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Marinho mostrou preocupação com a recuperação das bacias hidrográficas na região e anunciou um programa de revitalização do rio Taquari, incluindo as margens, o desassoreamento e a recuperação das nascentes. O Taquari nasce em Mato Grosso, percorre todo Mato Grosso do Sul até chegar ao rio Paraguai, mas encontra-se totalmente assoreado, no que é considerado um dos maiores desastres ambientais do pantanal.
As ações devem envolver o Ministério da Agricultura e o Ministério do Meio Ambiente. Senadores que integram a CTE Pantanal deverão conhecer detalhes do projeto na proxima semana.
Questionado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da CTE sobre como a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) poderia contribuir para aliviar a situação das comunidades que vivem no pantanal e foram diretamente afetadas pelos incêndios, o ministro anunciou a reestruturação do órgão e dos fundos constitucionais, que devem ganhar mais agilidade e estrutura para receber e avaliar projetos da iniciativa privada.
“A Sudeco tem capacidade para avaliar as necessidades da região, mas preservar esse bioma não inclui apenas aporte de recurso e cooperação técnica. É uma tarefa do conjunto da sociedade”, disse.
A liberação de recursos para socorrer essas comunidades foi reivindicada também pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), incluindo a implantação de brigadas de prevenção de incêndios e novas linhas de financiamento a médio e longo prazos.
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) também pediu apoio imediato e estrutura para combater os incêndios, que ainda se registram no pantanal.
As ações envolvendo o pantanal devem ser discutidas numa reunião, na próxima semana, com os membros da CTE, por sugestão do próprio ministro do Desenvolvimento Regional.
Já o senador Wellington Fagundes pretende trazer os três ministros (Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Regional) para uma visita ao pantanal no início de dezembro deste ano para mostrar os estragos provocados pelo fogo e definir formas de recuperá-los.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos