Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Nesta terça-feira (17.11) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul. O objetivo é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, três milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 65.840 novos casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não-melanoma.
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) entrevistou o farmacêutico e bioquímico, Roney de Souza Lopes.
Roney é farmacêutico do Pronto Socorro de Várzea Grande desde 2004. É formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de Cuiabá, pós-graduado em Citologia Clinica e Farmácia Clinica. Atualmente faz outra pós-graduação em Hematologia Clinica.
O tratamento do câncer de próstata será definido após a obtenção dos resultados referentes à classificação, tamanho do tumor e idade do paciente. Pode consistir no uso de medicamentos, radioterapia ou remoção cirúrgica da próstata. Cada caso deverá ser avaliado para a aplicação correta do tratamento.
Roney explica que é de suma importância que os homens realizem exames preventivos principalmente após os 50 anos, e optem por uma alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios regulares, pois são recomendações que auxiliam na prevenção da doença.
Há como se prevenir do câncer de próstata?
Prevenção do câncer de próstata envolveria uma melhor qualidade de vida com diminuição dos fatores de riscos, dieta , obesidade , tabagismo , exposição ocupacional a produtos químicos, inflamação da próstata alguns estudos também relaciona a alguns fatores que não se pode mudar como idade , raça, nacionalidade , história familiar , alterações genéticas.
Quais são os exames preventivos do câncer de próstata?
Os exames preventivos de câncer de próstata seriam toque retal e PSA (Antígeno Prostático Especifico).
Como são feitos?
PSA um exame de sangue onde se faz a dosagem deste hormônio produzido pela glândula próstata e assim caso ocorra alguma alteração ele dará elevado seu parâmetro, toque retal um exame realizado pelo médico onde realiza a palpação da glândula com os dedos utilizando uma luva lubrificante , e assim se observa se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença.
Todos os homens estão vulneráveis a desenvolver o câncer de próstata?
Sim todos os homens estão vulneráveis a desenvolver câncer de próstata, porém com o avanço da idade acima dos 50 anos a faixa destes homens e a probabilidade aumenta muito.
Quais são os tipos de exame de próstata?
Quando o médico suspeita de alguma alteração na próstata, pede alguns exames. O exame PSA, toque retal, ultrassonografia, medição do jato de urina, urina simples e biópsia.
Existe algum exame que substitua o toque retal?
Não, os exames eles se complementam o toque retal cerca de 10 a 20 % das pessoas que apresentam PSA normal podem apresentar toque retal alterado, esse exame permite ao médico avaliar características da integridade da glândula.
O que é o exame PSA?
PSA significa Antígeno Prostático Específico uma proteína produzida pela próstata, quando está sofre alguma alteração esse se eleva e assim podemos dosar através de uma coleta sanguínea, porém como essa proteína produzida pela glândula e não pelas células cancerígenas também se eleva em outras ocasiões como prostatite e hiperplasia de próstata, ciclismo , hipismo e também em toque retal.
Quando é indicado a fazer o rastreamento para obter um diagnóstico precoce?
O ideal é se fazer o rastreamento em homens que a têm histórico familiar de câncer de próstata a partir dos 45 anos já os outros a partir dos 50 anos , a critério médico porque esse um câncer que avança de forma muito lentamente e em homens com idades a partir desta faixa etária, portanto nesse período se torna necessário um rastreamento mais corriqueiro.
O que são os exames de rastreamento para obter um diagnóstico precoce?
O câncer de próstata é uma doença que evolui muito lentamente e com o avanço da idade, muitos pacientes quando vão ao médico podem já está em com a doença em estágios avançados portanto os exames de rastreamento como PSA e toque retal nos permite descobrir a doença em um momento inicial e assim melhorar o prognóstico do paciente portador dessa doença.
Soraya Medeiros/Caminho Político
Caminho Politico #caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos