SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Secretária de Educação comunica aos pais e responsáveis o período de rematrículas e matrículas

Este ano as rematrículas e matrículas serão apenas para a educação infantil a partir de 4 anos e para o ensino fundamental.
Na manhã desta segunda-feira (30), a secretária de Educação de Vera Cecília Gabriela Moraes, comunicou os pais e responsáveis dos alunos da Rede Municipal de Ensino através de uma entrevista, sobre a data de rematrícula e matrículas dos alunos da educação infantil a partir de 4 anos e do ensino fundamental, além do cadastro para o transporte escolar. Gabriela falou que todas as decisões em relação ao calendário foram tomadas juntamente com o prefeito Moacir Luiz Giacomelli.
“Gostaria primeiramente de ressaltar que todas as definições em relação a período de matrículas, e início do ano letivo de 2021 foram tomadas conjuntamente com o prefeito municipal, e seguindo orientação publicada em portaria própria da Secretaria de Estado de Educação. Por conta da pandemia, tivemos alguns ajustes em relação ao calendário escolar e período de matrículas também. Inclusive com uma Portaria Municipal na qual temos já definidas todas estas questões”, destacou a secretária.
Os documentos necessários para a rematrícula que os pais ou responsáveis devem levar são; Certidão de Nascimento Original, Cópia da Carteirinha de Vacinação Atualizada. CPF do Aluno, CPF da Mãe ou do Responsável, atualizar telefone e endereço e cópia da tipagem sanguínea do aluno lembrando que esta não é obrigatória devido ao período de pandemia.
Gabriela comunicou aos pais sobre as datas de rematrículas para os alunos antigos. “Quero comunicar aos pais, as escolas também já estão divulgando, o período de rematrícula. A rematrícula é do aluno que está na escola e vai permanecer na mesma escola, então o aluno que está no primeiro ano e vai para o segundo ano na Escola Nilza, por exemplo; é da rematrícula. O aluno que é da Escola Silvia Helena Machado que concluiu a educação infantil e vai ingressar no primeiro ano é da matrícula nova que será realizada em um outro momento. Serão momentos distintos para o período. A rematrícula inicia agora nesta quarta-feira (02) e segue até 08 de dezembro nas escolas da rede municipal, sendo o horário das 07h até às 17h sem interrupção. Então os pais poderão ir no horário de almoço também”, ressaltou Gabriela.
Para realizar as matrículas novas são necessários os seguintes documentos; cópia da certidão de nascimento, do cartão do SUS, do comprovante de endereço, do RG e CPF da mãe ou responsável, da carteirinha de vacinação atualizada, do CPF do aluno, e da declaração de escolaridade ou histórico escolar da escola de origem, e cópia do comprovante de tipagem sanguínea lembrando que este não esta sendo obrigatório neste momento.
Ela falou sobre o período de matrículas para os alunos novos e do cadastro para o transporte escolar. “O período de matrículas para alunos novos será na sequência do dia 09 a 14 de dezembro da mesma forma das 07h às 17h. então os alunos novos são os que vêm transferidos de outros municípios e aqueles transferidos dentro da nossa rede de uma escola para a outra. E também quero comunicar aos pais cujos filhos utilizam o transporte escolar que o cadastro será feito na Secretaria de Educação, por uma questão de organização do setor de transporte, nos mesmos períodos que serão realizadas as matrículas nas escolas, nos mesmos horários também começando às 07h e indo até as 17h, e os pais já recebem as informações de horário dos veículos”, expôs.
A gestora destacou ainda que para os CMEIS não serão abertas as matrículas e rematrículas neste momento. “Quero destacar que os CMEIS não terão a matrícula neste momento. Isso irá acontecer no próximo ano em razão da pandemia, existe uma série de questões que precisam ser avaliadas e asseguradas. Então agora será apenas para alunos da Escola Silvia Helena e do ensino fundamental de toda a nossa rede incluindo a APAE”, explicou Cecília.
Gabriela reiterou ainda sobre o encerramento do ano letivo de 2020. “O ano letivo de 2020 está se encerrando de forma parcial, é importante porque os pais vão ficar pensando se o filho concluiu o ano que estava estudando ou não. Então a portaria da SEDUC, define que estamos terminando o ano de forma parcial, e a matrícula se segue no ano seguinte e no ano de 2021 acontecerá um biênio. Mas os pais não precisam se preocupar, que tudo isso será trabalhado dentro da carga horária necessária, da melhor forma possível, e sempre pensando no aspecto pedagógico da qualidade da educação”, salientou.
A secretária finalizou falando da previsão de volta às aulas em 2021. “É importante primeiro dizer que há uma previsão de volta as aulas que pode ser de forma presencial ou não. A data ficou definida para 01 de fevereiro de 2021 para os alunos da educação infantil a partir de 04 anos e para o ensino fundamental. E até lá se estabelece dentro das medidas sanitárias, da questão da pandemia se houver possibilidade de ser presencial, se não se dará a continuidade de forma não presencial. E este calendário está ajustado com a Rede Estadual e com a Escola Particular. Então em todo o município as aulas iniciarão na mesma data, até porque é um ajuste para que o trabalho seja feito de forma mais harmonizada”, concluiu Cecilia Gabriela.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos