SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

APRENDIZAGEM: “Educação não pode deixar de ser prioridade mesmo em tempo de pandemia”, afirma psicopedagoga

Em meio ao cenário incerto provocado pela pandemia, a educação não pode deixar de ser prioridade. É o que afirma a psicopedagoga Ivete Barros, para quem as crianças estão sendo a principal geração afetada por este período nebuloso.
“A educação, principalmente, na primeira infância é uma importante ferramenta de construção de valores e permite que as crianças além de terem acesso ao conhecimento próprio do processo de aprendizagem, criam referências, socializam-se e passam a se conectar com o sentimento de pertença à comunidade. Por isso, educação não pode, jamais, deixar de ser prioridade”, explica Ivete.
Quanto ao estudo presencial, Ivete conta que em sua experiência como diretora do Educandário Jardim das Goiabeiras (@educandariogoiabeiras), em Cuiabá, pode perceber que os protocolos de segurança, alinhados à colaboração de pais e à comunidade escolar, gerou resultados positivos, mesmo diante de um cenário de crise provocado pela pandemia.
“No retorno das aulas presenciais, adotamos todas as medidas de biossegurança orientadas para o ambiente escolar. Entre as medidas, instalamos uma câmera de desinfecção na porta do educandário para garantir que alunos, professores, colaboradores, pais e visitantes pudessem adentrar ao ambiente de forma segura”, explica.
Em razão das medidas adotadas, o educandário iniciará o ano letivo 2021, em 4 de janeiro, de forma presencial, com os alunos de 2 a 5 anos de idade estudando sem a necessidade de escalas.
Educação lúdica e difusa
Ivete enfatiza que o ambiente escolar precisa oferecer o máximo de estímulos que permitam às crianças experiências de aprendizagem que fujam do convencional lápis e papel.
“No Jardim das Goiabeiras, por exemplo, temos uma fazendinha com criação de pequenos animais – coelhos, pintinhos, patos e tartarugas – horta sustentável e parque de areia, que proporcionam educação ambiental. Também temos uma sala multifuncional onde são ministradas aulas de balé, música e argila”.
O educandário faz parte do Sistema Maxi de Ensino e oferece espaço como berçário completo, salas climatizadas, sala para filmes e descanso, campinho de futebol e pista de educação de trânsito, além de contar com equipe de pedagogos especialistas em Educação Infantil, bióloga, nutricionista, enfermeira e auxiliares.
Serviço
Em razão do período de matrícula, o Educandário Jardim das Goiabeiras continua em atividade neste mês. Mais informações pelo telefone (65) 9 9976-9516. São duas unidades, o Educandário Jardim das Goiabeiras (matriz) que atende crianças a partir de 4 meses de idade (berçário 1) à pré-escola (até jardim 2). No polo dois estudam crianças que estão no Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos), e o Jardim das Goiabeiras Baby – que fica ao lado da unidade matriz, na rua Coronel Barros, 288, bairro Goiabeiras, em Cuiabá.
Ivete Barros,psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos