PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

CRECI-MT

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Trabalho de fortalecimento funciona e Portal da Transparência atinge marca histórica de acessos em 4 anos

De acordo com a
Controladoria Geral do Município, de 2017 a 2020, a plataforma foi visitada 723.753 vezes. De janeiro de 2017 a novembro deste ano, o Portal da Transparência da Prefeitura de Cuiabá somou 723.753 acessos. O levantamento é da Controladoria Geral do Município (CGM), que é o órgão responsável por administrar a ferramenta eletrônica. O número é histórico e testifica o trabalho contínuo do Executivo municipal de fortalecimento das políticas públicas de transparência pública, por meio dos controles interno, externo e social.
De acordo com o monitoramento da CGM, em 2017 foram 180 mil acessos, em 2018 chegou a 177.002, em 2019 o alcance foi de 179.266 e, até novembro de 2020, o número chegou a 187.485. Para ter uma ideia da evolução, se somados os dois últimos anos anteriores à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (2015 e 2016), o Portal da Transparência foi visitado 185 mil vezes, sendo que, somente em 2017, esse total quase foi superado.
A positividade dos dados é corroborada pela Controladoria Geral da União (CGU). Em 2017, o órgão nacional atribuiu nota 10 ao trabalho do Município, colocando Cuiabá na 1ª colocação do ranking que envolveu todas as capitais brasileiras. Em 2018, novos requisitos foram inseridos na análise e o número de cidades abrangidas subiu para 600. Ainda assim, a capital mato-grossense recebeu a nota 9.1. Em 2019 não houve avaliação feita pelo órgão.
“São números que nos deixam extremamente satisfeitos e motivados para continuar fortalecendo essa importante ferramenta de controle. Estamos buscando fomentar o uso da plataforma e fazer com que o cidadão entenda que sua participação é fundamental para que Cuiabá continue avançando. Da mesma forma, os órgãos de controle externo também têm maior facilidade para contribuir com nossa gestão fiscal”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.
O avanço é fruto de uma série de iniciativas desenvolvidas interna e externamente que, juntas, incentivam a população a transformar em hábito o acesso às informações públicas. Entre as ações que podem ser destacadas está, por exemplo, a reformulação do Portal de Transparência, feita pela atual gestão. As mudanças implantadas, além de mudar completamente o visual da ferramenta, garantiram uma configuração inovadora e interativa.
Além disso, pela primeira vez os Conselhos Municipais ganharam também uma plataforma voltada para o uso exclusivo das entidades. Criado em 2019, o Portal Conselho Transparente permite a organização de todas as informações correspondentes às áreas de atuação de cada conselho. Para atendimento da demanda gerada pelo novo coronavírus, também foi criado o Painel Covid-19, onde é possível acompanhar todas as despesas ligadas à pandemia.
Somadas a isso, ao longo de 4 anos, o Município consolidou um conjunto de atividades que têm como principal objetivo integrar a sociedade no processo de transparência pública. Ação como Semana da Transparência, Semana de Combate à Corrupção, Escola Transparente, entre outras, são realizadas durante todo o ano. Por meio delas, tanto o público infantil quanto adulto é incentivado a participar dos processos da Administração Pública.
“A Lei de Acesso à Informação garante esse direito ao cidadão. No entanto, muitos não possuem o hábito de fazer o acompanhamento. Por isso, realizamos esse trabalho de conscientização. Em parceria com a Secretaria de Educação, ensinamos desde cedo as crianças sobre a importância de fiscalizar. Também em parceria com universidades, levamos esse mesmo estímulo ao adulto que não possui essa prática”, explica o controlador-geral Wanderson Arruda.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos