Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

BOA NOTÍCIA: Trump deve ser afastado para sempre da política

Durante quatro anos Trump preparou a invasão do Capitólio em Washington com mentiras e agitação. Ele deve ser impedido de todas as maneiras de se candidatar novamente, opina Ines Pohl. Não, os acontecimentos de 6 de janeiro não foram um deslize. Tampouco foram um acaso. Eles foram a consequência inevitável de quatro anos de uma presidência que se baseou na raiva em vez da verdade e conseguiu transformar o posicionamento político de seus apoiadores em ódio ao "outro".
Eu estava lá e testemunhei com meus próprios olhos e ouvidos como o discurso de Donald Trump naquele dia frio de janeiro transformou os manifestantes, em sua maioria pacíficos, em uma multidão em fúria.
Não há dúvida alguma de que o presidente pediu às pessoas para invadir o Capitólio. De que outra forma frases como esta poderiam ser entendidas: "Vocês nunca retomarão nosso país com fraqueza. Vocês têm que mostrar força. Vocês têm que ser fortes"? Ele as gritou à multidão – junto com o chamado para marchar em direção ao Capitólio.
Falei com as pessoas que tinham vindo de todo o país à capital para protestar contra o resultado eleitoral alegadamente "roubado". A maioria eram americanos médios que estão realmente convencidos de que o verdadeiro vencedor das eleições presidenciais é Trump. Infiltrados pelas mentiras dele. Presos em suas bolhas das redes sociais. Alimentados também pelos políticos republicanos que, de forma totalmente irresponsável, ajudaram a construir essa perigosa teia de mentiras. E que sacrificaram seu juramento de respeitar a Constituição em nome da ganância pessoal pelo poder.
Trump tem sangue nas mãos
E é precisamente porque não se trata de apenas um punhado de malucos que os democratas precisam fazer tudo o que podem para impedir que o presidente ainda no cargo concorra em outra eleição. Trump tem sangue nas mãos. Pessoas morreram na invasão do Capitólio. Só isso já é razão suficiente para buscar um segundo impeachment.
Mas ainda mais importante é organizar as maiorias necessárias no Congresso para aprovar uma ordem executiva garantindo que Trump nunca mais seja permitido de concorrer a um cargo público. Isto requer uma maioria de dois terços no Senado, o que só acontecerá se o bom senso finalmente prevalecer entre quase 20 republicanos.
Os democratas têm que tomar decisões difíceis nos próximos dias. Se buscarem o processo imediatamente, correm o risco de ter as primeiras semanas da presidência de Joe Biden ofuscadas pelo debate sobre o futuro de Trump. Alguns estão, portanto, argumentando a favor de esperar até que o novo governo tenha se estabelecido e passos vitais possam ser dados na luta contra a catástrofe da covid-19. Entre 3 mil e 4 mil pessoas morrem diariamente devido ao coronavírus nos Estados Unidos.
O processo contra Trump ainda poderia ser lançado semanas após a transferência de poder, apesar de isso nunca ter ocorrido. Pode ser que muitos apoiadores de Trump enxerguem nisso uma confirmação para o argumento de que o sistema político nos Estados Unidos está "corrompido". Mas é preciso viver com isso.
Apenas uma amostra
O Partido Republicano tem provado repetidamente que não sabe lidar com o jogo de poder de Donald Trump. Se ele tiver a oportunidade de se candidatar novamente daqui a quatro anos, ele continuará a manter os republicanos reféns. E não é só isso: 73 milhões de pessoas votaram a favor de Trump em 2020. É inteiramente possível que haja mais alguns milhões em 2024 se ele puder continuar trabalhando para reinterpretar a realidade em um Trump show - com a intenção de retornar à Casa Branca.
É preciso deixar claro para todos os líderes políticos que espalhar mentiras e fomentar o ódio tem consequências - e acaba imediatamente com carreiras políticas. A invasão do Capitólio foi apenas uma amostra do que pode vir.
Ines Pohl foi editora-chefe da DW e atualmente é correspondente em Washington. O texto reflete a opinião pessoal da autora, e não necessariamente da DW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos