DIRETO DA VENEZUELA

DIRETO DA VENEZUELA
Tweets por ‎@infoenlaceweb INSTAGRAM @INFOENLACEWEB

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Endereço: Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O perigo da “carbofobia”

E até hoje se acredita que para poder emagrecer é necessário retirar os alimentos fontes de carboidratos para obter um melhor resultado.
Durante muitos e muitos anos e até atualmente vivemos em um estado de “carbofobia”, ou seja, o medo de comer alimentos fontes de carboidratos. Isso é proveniente do grande terrorismo nutricional promovido por pessoas nas redes sociais sem conhecimentos algum de nutrição “influenciadores fitness”. E até hoje se acredita que para poder emagrecer é necessário retirar os alimentos fontes de carboidratos para obter um melhor resultado.
Ocorre que isso não é real, mesmo que seja no processo de emagrecimento é necessário ter na sua alimentação equilibrada com os alimentos fontes de carboidratos, alimentos fontes de lipídios e alimentos fontes de proteína.
O nutricionista na sua pratica utiliza métodos de cálculos para determinar a quantidade de alimentos que você deve ingerir quando o objetivo é emagrecimento, e também analisa a parte biológica do seu corpo, por exemplo, como esta seu nível de inflamação, toxidade, níveis de vitaminas e minerais e todas as funções dos seus órgãos através exames bioquímicos “sangue”.
Mas, à longo prazo, o que pode acontecer com minha saúde se eu me mantiver com níveis baixos de alimentos fontes de carboidratos?
O hipotálamo produz o hormônio TRH, que estimula a hipófise a produzir o TSH hormônio estimulante da glândula tireoide, esse hormônio é uma glicoproteína (ou seja precisa de carboidratos da alimentação, isso significa que sua alimentação com perfil muito baixo ao longo prazo você estará prejudicando a função da glândula tireoide.
Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).
Existe uma serie de reações que acontecem para manter o bom funcionamento dessa glândula, mas para que você entenda de forma simples funciona mais ou menos assim, o T4 produzido precisa ser convertido em T3 que é a forma ativa do hormônio, porem existe outro hormônio cuja função é equilibrar o T3.
Este é chamado de T3 reverso “T3 falso” e não possui receptores. Ocorre em grande produção no fígado e quanto maior a produção T3 falsa terá menos lipólise, a glicose e o seu metabolismo cai, o que retarda a queima de gordura corporal.
O estresse aumenta os níveis de cortisol, que aumenta T3 reverso “T3 Falso”, ou seja, quando sua alimentação está muito hipocalórica o T3 reverso começa aumentar e quanto maior a quantidade de T3 reverso “Falso” será bloqueado o T3 livre reduzindo sua queima de gordura.
Observa que mesmo que seja para estética ou qualquer outro objetivo o processo de emagrecimento precisar ser realizado sobre acompanhamento de um profissional habilitado, retirar nunca foi a melhor opção, equilibrar é o caminho correto.
Por Anderson Melo- Nutricionista Clínico e Esportivo
Instagram: nutricionista_andersonmelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos