Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 9 de março de 2021

COMBATE AO CORONAVÍRUS: Pinheiro anuncia criação de mais 20 leitos de UTI no São Benedito e Cuiabá amplia rede de enfrentamento à Covid-19

O Hospital Municipal São Benedito passará a ser exclusiva para tratamento de pacientes com a doença.A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Benedito, para tratamento exclusivo de pacientes acometidos pela Covid-19, aumentando de 135 para 155 os números de vagas nos hospitais do Município. A medida foi anunciada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira (9).
Além do reforço na terapia intensiva, Cuiabá passará a contar com mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos.
Até sexta-feira (12), o Hospital Municipal São Benedito, que já possui 40 leitos de UTI Covid e ganha mais 20 leitos de UTI, passará a contar também com 40 leitos de enfermaria para casos de covid-19, passando a ser exclusiva para tratamento de pacientes com a doença, assim como o antigo Pronto Socorro, que é atualmente o Hospital Referência à Covid-19.
Há ainda previsão de que até sexta-feira (12), mais 59 leitos de retaguarda sejam abertos. Com os leitos já anunciados, Cuiabá passa a representar 31% dos 498 leitos de UT Covid pactuados em todo Estado.
Durante a apresentação, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou que, nesta terça-feira (9), há 31 pacientes na fila por leito de UTI covid, sendo 27 do interior, que buscam atendimento na Capital. “Nos casos não covid já somos referência para todo o estado. Temos a obrigação de fazer mais do que nunca nos casos de covid. Atendemos todo o estado, mas como podem ver, é muita sobrecarga para Cuiabá segurar sozinha esse rojão praticamente há 3 meses sem poder contar com nenhuma ajuda, mas vamos seguir adiante. Não vemos como gasto, mas como investimento para salvar vidas. Temos certeza que o governo federal vai apoiar, que o governo estadual vai apoiar”, destacou.
O deputado Emanuel Pinheiro Neto também participou da coletiva de imprensa e destacou que esteve visitando municípios do interior e constatou a dificuldade de tratamento em casos graves da covid-19 pela falta de vagas nos hospitais regionais e dificuldade de transporte dos pacientes para a região metropolitana. Ele também comentou sobre a dificuldade que a Capital e os municípios polo sofrem com a falta de repasses do governo federal para cofinanciar os leitos de UTI Covid.
“Nós da bancada do PP estaremos esta semana com o presidente da Câmara, Arthur Lira para pedir antecipação do orçamento, uma vez que o custo das UTIs, o que compete ao governo federal, não está sendo repassado para as capitais e para as cidades polo justamente porque não se votou o orçamento, tendo em vista a não instalação da comissão de orçamento no ano passado por causa da pandemia. Está prevista para o fim do mês a votação, estamos pedindo a antecipação para que possa enviar esse recurso para cá”, adiantou.
Participaram da coletiva de imprensa do prefeito Emanuel Pinheiro, a secretária interina de Saúde, Ozenira Félix; o secretário adjunto de Atenção Secundária, Paulo Felipe Cardoso Costa; o vereador Pastos Jeferson (PSD), o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos