TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19

TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

MPF em Cuiabá

MPF em Cuiabá
Av. Miguel Sutil, nº 1.120, Esquina Rua J. Márcio (R. Nestelaus Devuisky) Bairro Jardim Primavera

quarta-feira, 31 de março de 2021

DESTAQUE: Importância da assistência fisioterapêutica e do jornalismo na pandemia são debatidos na Tribuna Livre


A Tribuna Livre na Sessão Ordinária desta terça-feira (30) foi utilizada por dois profissionais de diferentes atividades para tratar de temas relacionados às consequências da pandemia.
A convite da vereadora Michelly Alencar, a presidente do COFFITO-MT (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) Ingridh Farina da Silva, discorreu sobre a importância da presença de fisioterapeutas nas equipes de atendimento das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento).
Para ela, o trabalho de fisioterapia pode ser realizado tanto durante o período de internação, quanto na busca pela recuperação plena após a alta hospitalar. “E não só na ajuda no processo de ventilação mecânica, mas também com exercícios para músculos específicos, tendo em vista que a intubação é um processo bastante complexo, e a fisioterapia ajuda a facilitar o tratamento”, pontuou.
Em conversa com a vereadora Michelly, chegou-se à conclusão que uma boa alternativa seria apresentar um projeto de Lei obrigando a prefeitura a incluir o profissional da fisioterapia nas equipes das UPAs que atendem 24 horas. A vereadora anunciou que vai entrar com um projeto nesse sentido na próxima sessão, até porque a fisioterapia vai propiciar um melhor tratamento em diversas outras situações. Além disso, explicou a presidente que “a fisioterapia vai diminuir a necessidade de UTI”.
O vereador Marcus Brito trouxe para a Tribuna Livre o presidente do Sindjor (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso), Itamar Perenha, que mostrou um fato que pode ser considerado uma grande surpresa. É que os profissionais de externa da imprensa foram considerados grandes disseminadores do vírus, por um estudo realizado pela universidade da cidade gaúcha de Pelotas.
Por isso, o Sindjor ingressou com um pedido ao Governo do Estado para que esses profissionais sejam incluídos na categoria de prioritários na fila da vacinação. São os repórteres que fazem a cobertura diária nas ruas e em outros locais fora das salas de redação. Com eles estão os cinegrafistas, fotógrafos, produtores e motoristas.
O vereador Marcus Brito encerrou dizendo que esses profissionais desempenham um trabalho essencial para a sociedade democrática, levando as notícias até as casas e locais de trabalho, mantendo a sociedade bem informada.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos