PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS
PLATAFORMA EAD DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO Cuiabá - MT.

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sábado, 6 de março de 2021

EM AÇÃO: IPDU apresenta projeto de requalificação do São Gonçalo Beira Rio ao secretário de Obras Públicas

A proposta abrange a execução de uma série de intervenções em uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados. O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, conheceu nesta sexta-feira (05) o projeto básico para requalificação urbana da comunidade São Gonçalo Beira Rio. A proposta foi elaborada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e abrange a execução de uma série de intervenções em uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados da localidade, que está situada à margem esquerda do Rio Cuiabá.
De acordo com a apresentação feita pelo superintendente do IPDU, Márcio Puga, e pelo arquiteto do órgão municipal Ademar Poppi, a atuação na região pode ser dividida em duas etapas. A primeira engloba ações de melhorias em todo calçamento da orla, colocação de coberturas moduladas para a extensão das peixarias, criação de novas vias, para facilitar o fluxo de veículos, e novas vagas de estacionamento.
Para a segunda etapa está prevista a construção de um mirante, que pode ir de 16 a 20 metros de altura, e de um píer flutuante às margens do Rio Cuiabá. Além disso, também está no plano de valorização da comunidade a implantação de uma embarcação, que será utilizada como um equipamento de fortalecimento do turismo fluvial da região do Vale do Rio Cuiabá, passando por regiões tradicionais.
“Estamos dando o primeiro passo para cumprir mais uma missão dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que é a de promover melhorias nessa comunidade, valorizando o turismo, a cultura e a história da nossa cidade. Segundo o IPDU, a obra está estimada em R$ 12,5 milhões. Então, agora vamos em busca dos recursos necessários, para que, assim que disponíveis, possamos executar o projeto”, explica Stopa.
HISTÓRIA
A origem e o povoamento da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, é datada a partir do século 18, quando as primeiras expedições de bandeirantes paulistas chegaram em Mato Grosso. A comunidade foi um dos primeiros povoados de Cuiabá e, atualmente, conta com aproximadamente 300 moradores, distribuídos em setenta famílias e com algum grau de parentesco.
No final da década de 1960, a comunidade foi incorporada à área urbana de Cuiabá, quando os técnicos da Prefeitura promoveram a alteração de sua denominação de São Gonçalo Velho para o bairro São Gonçalo Beira Rio. Neste período, diversas chácaras em torno de São Gonçalo foram loteadas, dando origem a novos bairros.
Em dezembro de 1992, o tombamento municipal declarou o bairro de São Gonçalo área prioritária para o estímulo à produção e à comercialização da cerâmica artesanal, como uma das mais antigas e tradicionais manifestações culturais do município de Cuiabá, e a festa de São Gonçalo como manifestação popular de interesse para o patrimônio cultural do município de Cuiabá. (Informações da Associação Cultural Flor Ribeirinha)
Assessoria/Caminho político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos