Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 15 de março de 2021

Por que Albert Einstein mostrou a língua para o mundo?

Não há quem não conheça a icônica imagem, tirada 70 anos atrás: de língua de fora, o ancião gaiato faz o que menos se espera de um gênio da ciência. Um comentário einsteiniano sobre a estupidez humana? m 14 de março de 1951, Albert Einstein completava 72 anos. O célebre físico, natural da cidade alemã de Ulm, já vivia há anos nos Estados Unidos e trabalhava no Institute for Advanced Study de Princeton, Nova Jersey. No centro de pesquisas, organizou-se uma festa em homenagem a ele.
Quando o aniversariante saiu, os paparazzi estavam à espreita, esperando pelas tiradas espirituosas do professor de fama mundial sobre a situação política mundial, e para tirar a perfeita foto de aniversário. Einstein, que normalmente já detestava o burburinho midiático em torno de si, estava irritado e cansado de todos os discursos solenes, só queria ir embora.
Mas não havia como, pois ele estava no banco de trás de uma limusine, entre o então diretor do instituto, Frank Aydelotte, e a mulher dele, Marie. "Chega, chega...", Einstein teria gritado repetidamente para os invasivos repórteres, mas eles não desistiam: "Hei, professor, sorria por favor para uma foto de aniversário", pediu um deles.
Por fim, o anticonvencional livre pensador simplesmente põe a língua para fora para seus perseguidores. Com presença de espírito, o fotógrafo Arthur Sasse aperta justamente nesse momento o disparador de sua câmera, a imagem está registrada. E ia girar mundo.
Domínio da burrice infinita
O professor aloprado, de cabelos revoltos e roupas desleixadas, que costuma esquecer de colocar meias e cuja teoria da relatividade quase ninguém entende até hoje, já era admirado como mito em vida. O icônico instantâneo deu ao supercérebro também o status de culto pop.
Contudo, quem conferiria fama mundial à foto não foi Sasse, mas sim o próprio Albert Einstein: tendo gostado da imagem, ele encomendou diversas cópias e a cortou de modo que o casal Aydelotte desaparecesse, deixando apenas seu retrato de língua para fora.
O cientista enviou a foto para montes de colegas, amigos e conhecidos. A sua secretária e última namorada, Johanna Fantova, teria confiado, coqueteando com a imagem de outsider: "A língua esticada expressa minhas opiniões políticas."
O judeu Einstein, que escapara da Alemanha nazista, sabia como era uma caça às bruxas por parte do Estado contra seu grupo. Assim, não tinha a menor simpatia pela Guerra Fria, nem pela caça a supostos comunistas iniciada pelo senador John McCarthy, em que numerosos políticos, intelectuais e artistas eram acusados de ser "antiamericanos".
Albert Einstein confrontou essa estupidez com ironia e humor, e de língua de fora. Hoje, a imagem é reproduzida aos milhões, em pôsteres camisetas, cartões, xícaras e grafitis. O genial cientista continua tendo inúmeros fãs também entre as jovens gerações.
Suzanne Cords/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos