Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 27 de abril de 2021

Como a Hipertensão Arterial pode afetar os nossos olhos

Nesta semana, no dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e precisamos estar sempre atentos e “de olho” quanto aos cuidados com a “pressão alta”. A hipertensão arterial é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil, visto que a doença agride continuamente a parede vascular, dos grandes e pequenos vasos do corpo, propiciando fenômenos tromboembólicos e isquemia crônica, danificando tragicamente diferentes órgãos-alvo.
O olho, essencialmente a retina, é um dos primeiros órgãos a sofrer as consequências destrutivas da pressão arterial mal controlada e, portanto, a possibilidade de cegueira representa um risco iminente de incapacidade permanente nos pacientes hipertensos. A Retinopatia Hipertensiva surge como consequência da lesão microvascular da retina causada pela “pressão alta”. O exame de fundo de olho mostra estreitamento arteriolar, cruzamentos arteriovenosos anormais, alterações escleróticas da parede vascular, hemorragias em forma de chama de vela, exsudatos e edema do disco óptico. Frequentemente, não existem sintomas nas fases iniciais da retinopatia e a queixa de embaçamento, manchas e/ou prejuízo visual se desenvolvem somente numa fase mais avançada da doença. Além disso, a hipertensão arterial é um importante fator de risco para outras complicações da retina, tais como: oclusão da artéria ou da veia central da retina (“tromboses retinianas”) e piora da retinopatia diabética. É oportuno e extremamente importante dizer que pacientes com retinopatia hipertensiva associada ao diabetes mal controlado possuem elevado risco de perda visual e cegueira permanente.
A Hipertensão arterial assim como a Retinopatia Hipertensiva necessitam de abordagens objetivas, individualizadas e essencialmente especializadas, algo que não se consegue resolver em “consulta online”, em algum momento a pressão tem que ser aferida e fundo do olho ser examinado. E num contexto de pandemia, no qual o distanciamento social é recomendado, pessoas com doenças crônicas podem sofrer consequências desastrosas em virtude de atrasos ou perda da continuidade da assistência médica especializada.
A base do tratamento da retinopatia hipertensiva visa o controle agressivo e contínuo da pressão arterial e, quando ocorre comprometimento ocular, a abordagem da retina é mandatória. As armas terapêuticas disponíveis para o tratamento da retinopatia envolvem: laser, injeção intraoculares de fármacos específicos e, quando necessário, cirurgias, a fim de se interromper a evolução para cegueira.
Considerando que cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos tem pressão alta, e a proporção chega a 47% em quem tem mais de 60 e menos de 65 anos, atingindo pelo menos seis a cada dez pessoas com mais de 75 anos; que a pressão pode estar alta e não dar sintoma nenhum; que pressão não controlada pode afetar tragicamente os olhos, rins, cérebro e coração; e que o controle da pressão arterial pode prevenir que tudo isso ocorra... é altamente recomendável que fiquemos atentos e de “olhos bem abertos” para os valores da nossa pressão arterial, bem como adotemos hábitos de vida mais saudáveis, tais como: alimentação rica em antioxidantes e com baixo teor de sal, atividade física regular e busca por ajuda médica especializada sempre que necessário e com objetivo de prevenir ou, pelo menos, minimizar os danos causados pelo descontrole crônico da pressão arterial.
Renan Ferreira é médico oftalmologista, especialista em Retina e Vítreo (CRM MT 9034).
@oftalmologistamt / Verbelo Oftalmologia: Rua Alves de Oliveiras, 1875 – Cristo Rei – Várzea Grande-MT; Telefones: (65) 99207-3884/ (65)2137-0880

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos