Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 9 de maio de 2021

Engenheiras expressam amor pela profissão e maternidade

“Mãe, princípio de tudo, mulher sublime, presente de Deus e exemplo de amor. Cada um de nós é obra da engenharia do amor, do companheirismo e do aprendizado”, expressou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil, Juares Samaniego, ao homenagear as conselheiras e as profissionais do Sistema Confea/Crea no dia das “Mães”. E para parabenizar essas profissionais batalhadoras, sonhadoras, que dividem o tempo com os filhos e as atividades profissionais, o Crea-MT destacou o perfil profissional e materno das conselheiras.
“ O cotidiano de uma mãe não é tarefa fácil, imagina ser dividido com as atividades profissionais, pessoais e honoríficas no seu Conselho de Classe. Toda essa batalha, desde a amamentação, perda de noites de sono, acompanhar os primeiros passos não tem preço. É algo inexplicável, só quem sente este amor incondicional saberá explicar a grande importância da maternidade e suas fases na vida de uma mulher. Apesar de ser verdade quando dizem que criamos nossos filhos para o mundo. Contudo eles sempre nos acompanharão para o resto de nossas vidas e queremos que eles nos vejam além de mães, profissionais que são apaixonadas e lutam pela sua profissão, expressou a 1° vice-presidente do Crea Mato Grosso, conselheira, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo.
Para a engenheira civil, ao lado de seus filhos, acima de qualquer dificuldade e preocupação, passa por momentos lindos e emocionantes. Mãe de dois meninos, Marciane declara que acompanhar o cotidiano deles, ver a energia, o aprendizado e a dedicação com aquilo que gostam de fazer, e ao mesmo tempo ela ensinando o melhor caminho que eles devem seguir, é uma sensação de orgulho e dever cumprido, mostrando o melhor dela sempre, seja na vida pessoal ou profissional, através de um amor eterno sem medidas que é o de mãe.
“Ser mãe é o melhor presente que a vida pode lhe dar. É achar que você tem que compartilhar todas as alegrias de seus filhos, assim como achar que pode se envolver e resolver os problemas deles. Ser mãe e profissional não é fácil. É um desafio que segue diariamente. Às vezes o trabalho exige muito esforço tanto mental como físico, mas a mãe tem que ser sempre observadora em casa, buscando o diálogo para entender o que se passa e orientando, quando for necessário”, disse a conselheira, engenheira sanitarista Rosidelma Guimarães, mãe da também engenheira sanitarista Luiza Santos.
Engenharia Civil e a maternidade sonhos que tornaram realidade para a conselheira, engenheira civil, Edinete Ferreira. Ela graduou o curso aos 24 anos e foi mãe da primeira filha aos 27 anos. A conselheira lembra que naquela época eram somente três meses de licença a maternidade, o que dificultava conciliar as atividades da área e a dedicação à filha.
“ Não foi tarefa fácil amamentar e ao mesmo tempo conduzir obras civis públicas e particulares, algumas fora de Cuiabá, inclusive a de um hospital no município de Cáceres, onde tinha que ir e voltar no mesmo dia. Esse ritmo continuou por algum tempo. Mesmo com a chegada de mais dois filhos, continuei dividindo o profissional com a maternidade. Tenho duas moças e um rapaz. A última filha seguiu meus passos, ao se formar engenheira civil. Foram muitas batalhas e obstáculos que me proporcionaram fortaleza para educar meus filhos da forma correta e conduzi-los ao melhor caminho. Me sinto orgulhosa de chegar até aqui e vê-los bem. Meu amor por eles aumenta cada dia, pincipalmente pelo presente que ganharei nos próximos meses que será a chegada de netos gêmeos”, declarou Edinete emocionada.
A conselheira do Crea-MT, engenheira sanitarista e de Segurança do Trabalho Giuvania Maria Soares Lopes, afirma que desde cedo aprendeu o senso da responsabilidade de ser mãe e amar a profissão. Como profissional se sente segura na realização dos projetos. Como mãe é responsável pela criação e educação de dois homens e três mulheres, além de avó de cinco netos, que são as joias preciosas de sua vida e seu combinável diário. “Tenho muito orgulho de dizer que faço parte da Coordenadoria de Câmeras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho nacional e poder representar a liderança feminina, junto ao Crea-MT no qual muitas mulheres fortes fazem parte desse trabalho honorífico. As mulheres podem ter muitos dons e talentos, mas nenhum se compara com o dom de ser mãe”, relatou Giuvania.
A conselheira, geóloga Ana Eveline Lima, mãe do pequeno João Manoel, a vida materna vai além da Geologia, que é a descoberta de minerais, ser mãe é cuidar de uma pedra preciosa e lapida-la em vários momentos.
“ É algo inexplicável que muda completamente a vida de uma mulher, pois cuidar de um filho, além de ser uma benção, é também uma grande responsabilidade que exige muito amor, cuidado, carinho, coragem e determinação”, destacou Ana Eveline Lima.
Sorriso largo, cheio de carisma, sempre com autoestima elevada, que transmitia carinho, energia positiva, paz e alegria a todos ao seu redor. Mulher virtuosa, guerreira, conselheira, parceira, sonhadora, amiga, esposa, mãe incentivadora e defensora, sempre direcionou seus filhos ao caminho sensato, de um futuro brilhante. Assim era a saudosa engenheira sanitarista Sara Suelly Atilio Caporossi (in memoriam), que lutou até o fim pelos seus ideais, marcando história, deixando legado e ao mesmo tempo uma lacuna na Engenharia. Uma homenagem a essa grande profissional e mãe , lembrada e amada por todos.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos