Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Valdeci Mendes defende a história do enfermeiro Antonio Amaro Ferreira em tese de doutorado

A defesa é pública e pode ser acompanhada nesta quinta-feira (20), pelo google meet.Uma tese de doutorado conta a história do enfermeiro Antonio Amaro Ferreira. Um homem negro, do início do século XX, que em virtude do racismo que alicerçou a fundação e a formação da sociedade brasileira, sofreu investidas de supressão do processo de profissionalização na enfermagem.
Escrito pelo enfermeiro e doutorando Valdeci Silva Mendes, o estudo mostra as restrições e desautorizações em impedimentos à entrada de Antonio Ferreira no mercado de trabalho formalizado. Práticas alinhadas ao silenciamento produzido pela historiografia deste processo, bem como à ocultação da importância desse grupo populacional no desenvolvimento da enfermagem brasileira.
“A história de Antonio Amaro Ferreira explicita processos de estruturação e institucionalização do racismo em ocorrências sistêmicas e funcionais naturalizadas. São observadas exigências raciais para a formação e atuação no mercado profissional de saúde e enfermagem à época. A biografia deste homem exemplifica outras realidades vividas por negros e negras no Brasil avessas às teorias racistas da época que visavam o esquecimento e o silenciamento, o que é inadmissível”, explica Valdeci Mendes.
A tese será defendida quinta-feira (20), em ambiente público e virtual, pela plataforma google meet. Um convite à reflexão para toda sociedade e, principalmente, para os profissionais de enfermagem.
Ficarei honrado com a presença de vocês”, convida Valdeci Silva Mendes que também é técnico em Patologia Clínica e servidor técnico administrativo em Educação na Universidade Federal de Rondonópolis.
SERVIÇO
Defesa de tese: Antonio Amaro Ferreira, negro enfermeiro no século XX em Cuiabá – Contribuição para educação das relações étnico-raciais.
Doutorando: Valdeci Silva Mendes.
Data: 20 de maio, às 8h.
Acesso: meet.google.com/myq-snwm-nbc
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos