Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Cofen-Capes lançam edital para mestrado em Enfermagem

São 140 vagas na modalidade “turma sede” e 40 para profissionais da Amazônia Legal. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em parceria com a Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – Capes), abriu edital de seleção para mestrado profissional em Enfermagem. Os interessados deverão optar entre os três eixos temáticos: Sistematização da Assistência de Enfermagem; Gestão em Enfermagem; Tecnologia e Inovação em Enfermagem.
Serão ofertadas 140 vagas na modalidade “turma sede” e 40 na modalidade “turma fora de sede”, quem amplia o acesso às várias regiões do país com prioridade no atendimento à região da Amazônia Legal. Assim, moradores de cidades onde não haja oferta de mestrado também poderão ingressar na pós-graduação. O curso será integralmente custeado pelo Cofen e é dirigido a profissionais com vínculo empregatício nas redes públicas de saúde (municipal, estadual, federal) e nas Instituições Privadas e Filantrópicas que prestem serviços ao SUS.
“A necessidade de oferta de vagas “fora de sede” decorre da ausência de programas de mestrados nas regiões prioritárias onde não há este tipo de formação e, também, pelos elevados custos pessoais e sociais envolvidos para o deslocamento dos profissionais aos locais onde há este tipo de formação”, enfatiza Neyson Freire, fiscal do Acordo Cofen/CAPES.
As inscrições têm início nesta quarta-feira (16.06) e os projetos devem ser submetidos à Capes até às 17h, do dia 30 de julho (horário de Brasília). A parceria prevê a formação de 500 mestres em cinco anos.
De acordo com a presidente do Cofen, Betânia dos Santos, o programa tem ajudado a diminuir o descompasso entre a qualificação oferecida aos profissionais e as necessidades da Saúde Coletiva. Mestres egressos das primeiras turmas já estão implementando e publicando resultados de seus trabalhos com impacto em sua atuação e na rede de assistência.
“É um orgulho anunciar o lançamento do edital, dando continuidade ao maior programa de apoio ao Mestrado Profissional no país. Incluímos o eixo temático ‘Tecnologia e Inovação em Enfermagem’, que vai incentivar a pesquisa e incorporação tecnológica, fomentando boas práticas”, explica a presidente do Cofen, Betânia dos Santos.
Professora da UFPB e doutora em Medicina e Saúde, Betânia destaca que a formação acadêmica potencializa os resultados ao envolver profissionais que atuam diretamente na assistência e conhecem bem a realidade em seus trabalhos.
“Queremos formar mestres capazes de intervir na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria da assistência em Enfermagem”, ressalta.
O resultado final da seleção será divulgado no sítio eletrônico da CAPES e publicado no DOU pela CAPES.
Robson Fraga/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos