Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 22 de junho de 2021

SAÚDE AUDITIVA: Mesmo assintomática, Covid-19 pode causar danos irreparáveis à audição, alerta fonoaudióloga Vanessa Moraes

O novo coronavírus pode deixar sequelas, inclusive aquelas relacionadas aos sentidos, como a perda do olfato, da gustação e também na audição.
A cada dia surgem novos relatos de pessoas que experimentaram perda auditiva provocada pela Covid-19. De acordo com a fonoaudióloga e audiologista Vanessa Moraes, de Cuiabá (MT), os pacientes se queixam de aparecimento da dificuldade auditiva, piora da perda auditiva, zumbido nos ouvidos, labirintite e até mesmo perda súbita da audição, que pode desenvolver aproximadamente 8 semanas depois do início do contágio.
“Mesmo a infecção pela Covid-19 sendo assintomática, pode prejudicar as funções ciliadas da cóclea, danos estes, frequentemente irreversíveis”, alerta a especialista.
A Covid-19 é causada por um vírus e algumas pessoas apresentam quadros assintomáticos ou sintomáticos leves, dos quais algumas costumam se recuperar sem complicações, mas também podem sofrer sequelas como quadros psiquiátricos, cardíacos, neurológicos, emocionais, perda da memória e também aquelas relacionadas aos sentidos, como a perda do olfato, da gustação e também na audição.
Um estudo realizou autópsia de falecidos que testaram positivo para a Covid-19 e foi identificada a presença do vírus nos ossos do ouvido médio e na mastóide. Essas manifestações têm sido alvo de investigações desde 2020 e o que se deve fazer, orienta Vanessa Moraes, é procurar imediatamente um médico otorrinolaringologista (médico especialista em ouvido, nariz e garganta) e seguir rigorosamente suas orientações.
A perda auditiva também pode ser decorrente de outros vírus como o do sarampo, da caxumba e da meningite. Na maioria das vezes, para se combater vírus ou bactéria, os medicamentos utilizados podem conter substâncias químicas danosas à integridade do órgão auditivo, porém de extrema eficácia no combate aos vírus e bactérias.
“Daí a necessidade fundamental de ser acompanhado por um médico que lhe orientará sobre qual medicação, dosagem desta medicação e tempo de uso. Sendo assim, a automedicação jamais deve ser feita, pois os danos podem ser irreparáveis, irreversíveis e desastrosos para a saúde. O médico é, sim, o único profissional que pode prescrever medicamentos”, frisa a fonoaudióloga.
Apesar do engajamento nos efeitos da Covid-19 na audição, é fundamental manter a saúde auditiva em dia. “Fique sempre atento aos sinais de perda auditiva e faça uma avaliação auditiva com frequência com uma fonoaudióloga. Quanto mais precoce a dificuldade auditiva for identificada e tratada, mais eficaz será o processo de reabilitação auditiva com o uso de aparelhos auditivos. Portanto, cuide da sua saúde auditiva!”
Vanessa Moraes conta que atualmente os aparelhos auditivos possuem um som tão puro e natural que as pessoas até se esquecem de sua perda auditiva. “Tudo isso para aquelas pessoas que se recusam a comprometer suas vidas, para que não precisem mais viver com sua audição comprometida”, completa a especialista, observando que a batalha pela vida ainda não acabou.
“Por isso, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina, para garantir a eficácia das vacinas, cumpra o esquema vacinal recomendado. A segunda dose é tão importante quanto a primeira para sua proteção!”, finaliza.
Sandra Carvalho/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos