PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS
PLATAFORMA EAD DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO Cuiabá - MT.

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

terça-feira, 15 de junho de 2021

Sistema Comércio de MT prepara 'Dia D' para doação de sangue na sede da Fecomércio-MT

Em parceria com o MT Hemocentro, o Sistema Comércio de Mato Grosso realiza, no próximo dia 24 de junho, das 8h às 17h30, o ‘Dia D’ para doação de sangue no estacionamento da Fecomércio-MT. A ação contará com doadores da própria entidade, do Sesc e Senac no estado, além de comerciantes e trabalhadores do comércio.
O presidente em exercício da Fecomércio-MT, Manoel Procópio, explica que o ato é nobre e ajuda a salvar vidas. “Eu sou doador de sangue há muitos anos e é importante que as pessoas contribuam sempre, pois a necessidade do Hemocentro é constante. Em poucos minutos de doação, uma pessoa pode ajudar a salvar até quatro vidas. Doar sangue é um grande ato de solidariedade ao próximo”, enfatizou Procópio.
O problema dos últimos anos, provocado pela pandemia de Covid-19, contribuiu para diminuir os estoques nos bancos de sangue de todo país. O banco de sangue em Mato Grosso registra situação crítica nos diversos tipos sanguíneos. Segundo Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente, o que significa um índice de 19 doadores para cada grupo de mil habitantes.
Para o superintendente da Federação, Igor Cunha, os mitos sobre a doação de sangue acabam por inibir novos doadores. “Temos que desmistificar as inverdades que falam sobre um ato tão nobre. Falam que doar sangue pode engordar ou emagrecer, que não pode doar quando se está menstruada, entre outras coisas. Durante todo este mês, vamos procurar mostrar a verdade sobre este ato digno e a importância de ser um doador”, concluiu.
O agendamento para participar do ‘Dia D’ na Fecomércio-MT pode ser feito pelo telefone (65) 3648-1400.
Mitos sobre a doação de sangue
A doação afina ou engrossa o sangue? ele continua com a mesma consistência. O que acontece é que o organismo leva um tempo para recuperar os componentes sanguíneos. A reposição do volume retirado ocorre em cerca de 24 horas. Já a reposição dos glóbulos vermelhos e do nível de ferro leva no mínimo oito semanas.
Não é recomendado fazer a doação quando se está menstruada? A menstruação não é um impeditivo e não atrapalha a doação. O que determina a possibilidade de doação é o teste de anemia feito em todos os doadores na triagem.
Doar sangue engorda ou emagrece? Não. A doação de sangue não altera a massa corporal do doador.
Critérios doação de sangue
- Trazer documento com foto;
- Sentir-se bem de saúde;
- Ter idade entre 16 e 69 anos;
- Ter peso igual ou superior a 51Kg;
- Estar bem alimentado, evite alimentos gordurosos 3h antes da doação;
- Ter dormido pelo menos 6h;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
- Não ter se exposto a situação de risco para infecção sexualmente transmissível (IST);
- Se teve sintomas gripais, o doador deve aguardar 14 dias para realizar a doação;
- Se foi diagnosticado com Covid-19, aguardar 30 dias após o fim dos sintomas;
- Caso tenha sido vacinado contra Covid-19 com a Coronavac, aguardar 2 (dois) dias; quem tomou a vacina da Pfizer e AztraZeneca, deve esperar 7 (sete) dias;
- Caso tenha sido vacinado contra gripe, aguardar 30 dias para a doação.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos