PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sábado, 12 de junho de 2021

TRANSPARÊNCIA: Secretaria de Saúde apresenta relatório do primeiro quadrimestre de 2021 em sessão da Câmara

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou, durante sessão da Câmara Municipal, nesta sexta-feira (11), o relatório do primeiro quadrimestre do ano de 2021 (janeiro a abril) da pasta, em atendimento a Lei complementar nº 141/2012, que determina que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) apresente as informações referentes à produção, despesas, oferta de serviços na rede assistencial à saúde pública.
A secretária municipal de saúde, Ozenira Félix, destacou a importância de mostrar aos órgãos fiscalizadores e à população como foram geridos todos os recursos recebidos e investidos na saúde de Cuiabá, de forma detalhada. “Temos que vir à Câmara para fazer a prestação de contas do quadrimestre e hoje estamos fazendo. Apresentamos aqui as informações quanto aos atendimentos, custos e tudo que foi investido com os recursos que recebemos”, destacou a secretária.
Conforme apresentado, a produção ambulatorial da rede municipal de saúde entre janeiro e março deste ano foi de 362.798 atendimentos na atenção primária, 1.901.287 na atenção secundária, 36.422 na atenção terciária e 26.651 nas demais esferas. Quanto à produção hospitalar, no período, foi de 12.018 na atenção secundária (Unidades de Pronto Atendimento – UPAs e Policlínicas). E de 958 internações nos hospitais municipais.
Na produção ambulatorial, consideramos todos os serviços disponíveis na rede SUS de Cuiabá, foram registrados 2.327.158 procedimentos, com custo de R$ 21.832.955,49, somando todos os grupos de procedimentos, como ações de promoção e prevenção, diagnósticos, procedimentos clínicos, órteses, próteses e materiais especiais, ações complementares.
Outro aspecto da Secretaria Municipal de Saúde que foi destacado na apresentação foi quanto ao trabalho da Vigilância em Saúde, especialmente da Vigilância Epidemiológica, que está a frente do combate à pandemia de covid-19 e também da campanha de imunização contra a mesma doença.
O Município de Cuiabá iniciou o processo de imunização da sua população em 20 de janeiro de 2021, em consonância com o Plano nacional de Imunização e o Plano Municipal de Imunização, sendo que o processo iniciou pelos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI's), enfermarias e pronto atendimento de unidades públicas e privadas de saúde.
No decorrer do quadrimestre foram vacinando os grupos sequencialmente conforme o estabelecido nos planos e de acordo com o Painel de vacinação. Até a data do fechamento deste relatório, já foram aplicadas um total de 232.739 doses, sendo 169.906 primeira dose e 62.833 segunda dose.
O assessor técnico da SMS, Ricardo Soares, que explanou sobre o relatório do quadrimestre, avaliou positivamente a sessão. “A secretaria fez a prestação de contas e mostrou as informações. Os vereadores fizeram os questionamentos, alguns deles foram respondidos, e outros abrirão uma nova audiência para poder esclarecer de forma mais minuciosa as dúvidas. As principais dúvidas foram sobre a questão da covid, aplicação dos recursos, processo de vacinação, alguns aspectos da Empresa Cuiabana, que serão detalhados para que os vereadores possam ter com clareza o funcionamento da saúde em Cuiabá. Em relação à pandemia, estamos fazendo algumas ações preventivas, de conscientização da população, decretos. A parte de imunização tem avançado, melhoramos os postos de vacinação e as ações das unidades hospitalares em relação ao atendimento ao paciente”, relatou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos