Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 16 de julho de 2021

A importância da cobertura vacinal

Hoje mais do que nunca, entendemos o quanto é importante a imunização da população para o controle de doenças transmissíveis, que são preveníveis. Vale ressaltar que o Brasil possui um programa de imunização exemplar e que realiza um controle importante de cobertura vacinal, que é determinada pelo número de doses aplicadas de uma vacina e o número de pessoas que se estima vacinar.
Muito se fala sobre a cobertura vacinal que vem em queda desde o ano de 2019 e teve uma piora considerável no inicio do ano passado. Há inúmeros fatores que podem ser considerados responsáveis por essa queda, dentre eles, podemos citar o início da pandemia da Covid-19 e o medo das pessoas de ir até o serviço de saúde, além do excesso de informações incorretas que circulam por redes sociais e meios de comunicação (as famosas fake news), bem como o movimento antivacina, que costuma questionar a segurança dos imunizantes e o próprio sucesso do programa de vacinação do Brasil. Programa esse responsável pela erradicação de algumas doenças tempos atrás.
Os números mostram que menos de 40% da população mato-grossense procurou os postos de saúde para se imunizar contra o vírus da gripe. Em se falando de outras vacinas, o percentual de busca está em cerca de 47% apenas. É alarmante pensar que menos de 50% do esperado da população, que deveria estar imunizada, está aderindo às campanhas.
O público prioritário da campanha é bastante especifico, mas devido à baixa procura, em Cuiabá, a prefeitura ampliou a cobertura para a população acima de seis meses de idade, depois da orientação do Ministério da Saúde, para que todas as doses disponíveis sejam aplicadas.
É importante informar que, quem quiser tomar a vacina contra a Influenza deve aguardar 15 dias caso tenha tomado a vacina contra a Covid-19, e vice-versa.
Vacinação hoje é a melhor forma de promover a saúde por meio da prevenção.
Drª Rosane Orth é Diretora da Rede Saúde Livre Vacina

Nenhum comentário:

Postar um comentário