Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 17 de julho de 2021

AGORA É LEI! - MT institui políticas públicas para prevenção ao diabetes

Assistência integral à pessoa diabética também consta na Lei 11.462/21 do deputado Botelho. Mato Grosso deu um importante passo, nesta semana, para o tratamento preventivo e de acompanhamento aos portadores de diabetes. Foi sancionada a Lei 11.462/21, de autoria do deputado Eduardo Botelho (DEM), que institui a Política Estadual de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética.
Objetivo é realizar campanhas de divulgação e alertar a população sobre os riscos da doença e a importância de controlá-la.A lei estadual subsidia as disposições da Lei federal nº 13.895/19, que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética.
Dessa forma, a lei de Botelho determina as seguintes diretrizes: universalidade, integralidade, equidade, descentralização e a participação da sociedade na definição e no controle das ações e dos serviços de saúde; a ênfase nas ações coletivas e preventivas, na promoção da saúde e da qualidade de vida, na multidisciplinaridade e no trabalho intersetorial em equipe; o desenvolvimento de instrumentos de informação, análise, avaliação e controle por parte dos serviços de saúde, abertos à participação da sociedade; apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, dentre outros.
O deputado chama a atenção para os cuidados preventivos, como a prática de exercícios físicos. “É preciso adquirir hábitos saudáveis, praticar atividades físicas regularmente, evitar consumo de bebidas alcóolicas e cigarro. Com essa lei, as campanhas publicitárias poderão ajudar, sobremaneira, a alertar a população sobre os riscos dessa doença”, alerta.
Dados apontam que no Brasil, cerca de 90% das pessoas com a doença têm Diabetes Tipo 1, que aparece comumente na infância, adolescência e adultos jovens (mas pode surgir no adulto) e seu tratamento exige a aplicação diária da insulina injetável. O diabetes Tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados (colesterol alto), hipertensão e hábitos alimentares inadequados. (Com GCom)
ITIMARA FIGUEIREDO/Caminho Político
Foto: MAURICIO BARBANT
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário