PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

DIA DO PEDIATRA: Médica Natasha Slhessarenko alerta para cuidados com a saúde física e mental da criança

A pediatra destaca que pandemia da Covid-19 vai deixar rastros na saúde física e mental das crianças, o que deve aumentar os cuidados com a saúde.
A médica pediatra e patologista Natasha Slhessarenko, que representa Mato Grosso no Conselho Federal de Medicina (CFM), faz um alerta aos pais e responsáveis quanto à importância do cuidado com a saúde física e mental das crianças por ocasião do Dia do Pediatra, celebrado em 27 de julho.
Natasha Slhessarenko lembra que a missão do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança e de orientar toda a família para que ela cresça feliz e saudável.
“É extremamente importante que os pais ou responsáveis mantenham uma rotina de visitas ao pediatra não só para tratar as doenças, mas também para preveni-las, por meio de práticas de uma vida saudável, como alimentação adequada, vacinações, atividade física, leitura e estímulo à autoestima e enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais”, pontua a especialista.
Além dos cuidados com a saúde, os pediatras também têm papel fundamental no suporte ao aleitamento materno, na adesão às campanhas de vacinação, na prevenção de acidentes, na prevenção à obesidade e aos sintomas da violência, bem como na defesa de políticas públicas voltadas às crianças.
“Importante ressaltar que a pandemia da Covid-19 vai deixar rastros na saúde física e mental das crianças, que mais do que nunca merecem atenção especial da família para minimizar esses impactos”, alerta a médica, citando como exemplo a obesidade, insônia, ansiedade, entre outros.
A pediatra pondera que, assim como os adultos, as crianças tiveram que se adaptar a um novo mundo após o decreto da pandemia. De repente, surgiu uma nova rotina para elas e algumas ainda tiveram que lidar com o luto pela perda do convívio e pelas perdas por mortes de familiares.
“Todas essas mudanças estressantes podem gerar diversos impactos nos pequenos, afinal, se as mudanças provocadas pela Covid-19 impactaram na vida dos adultos, por que seria diferente com as crianças?”, completa Natasha Slhessarenko.
Natasha Slhessarenko médica pediatra e patologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos