PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

CRECI-MT

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Educação na velocidade 2x

A nova possibilidade trazida pelo WhatsApp de acelerar em até 2X a velocidade do áudio, demonstra o quanto o uso das ferramentas digitais está criando novas formas de comportamento nos indivíduos.
Essa realidade não se limita às conversas informais. Na educação, esse modo de consumo das informações tem modificado como os alunos estão estudando. Em tempos de pandemia, com aulas híbridas e à distância, o sistema de educação online conta com recursos digitais como vídeos, áudios, aulas online, entre outras atividades audiovisuais. E a questão é que muitos alunos estão usando nos estudos o modo de consumir informação como fazem em uma conversa informal, com aceleração de vídeos e áudios.
O que isso pode provocar no processo educacional ainda é algo que está sendo debatido e estudado pelos pesquisadores do assunto.
O que já podemos constatar é que o poder de atenção dos alunos já é objeto de preocupação, porque se o conteúdo não for dinâmico, bem elaborado, multimídia, não será assimilado.
Evidentemente, estamos diante de um grande desafio para o modo como educamos, mas que é necessário encará-lo como uma nova possibilidade.
Além de educadores temos a missão de sermos produtores de conteúdo digital.
O uso das novas tecnologias é um caminho sem volta na educação, e a tendência é que cada vez mais isso se aprimore.
Caberá a nós educadores termos a maestria de passar conteúdos, que mesmo acelerados, possam ser abstraídos e cumprir o papel de transformar os educandos.
Ivete Barros é psicopedagoga e diretora do Educandário Jardim das Goiabeiras, em Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos