Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 22 de julho de 2021

ESTRUTURAÇÃO FUTURA: KALIL anúncia estudos para CONCURSO PÚBLICO para a Guarda Municipal e entrega FARDAS e EQUIPAMENTOS

Durante a entrega simbólica de Equipamentos e Fardas, o Prefeito determinou a realização de estudos Técnicos para o ingresso de Novos Guardas Municipais. Os guardas municipaisreceberam: Colete á Prova de Balas,Placa Balística, Coturno, Calça,Gandola Militar,Camisetas e Gorros, o KIT é renovado anualmente.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, autorizou a Secretaria Municipal de Administração, a realizar estudos preliminares para a execução de concurso público para preenchimento de vagas na Guarda Municipal, a primeira instituição deste modelo implantado em uma cidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2000, pelo então prefeito, hoje senador da República, Jayme Verissimo de Campos. O anunciou foi feito durante a entrega de 136 kits de uniformes para o efetivo operacional da Guarda Municipal e Colete a prova de balas e placa balística. Na cerimônia de entrega, na sede da corporação na Avenida da FEB, o prefeito reforçou compromissos de campanha junto a população e aos agentes da segurança municipal e assegurou que os investimentos serão constantes e crescentes e confirmou estudos para abertura de concurso público, mesmo em um cenário financeiro de incertezas provocado pela pandemia.
O conjunto é renovado anualmente e composto por calça, gandola militar (parte superior da farda), duas camisetas, coturno e gorro, adquiridos com recursos próprios do Município e os coletes a prova de balas e placa balística. No próximo mês, serão entregues os uniformes de passeio.
A Guarda Municipal, criada em 2000, é pioneira na segurança pública em Mato Grosso e segue sendo única do Estado habilitada para atuações armada.
Reconhecida pelos resultados oferecidos à cidade, a corporação se tornou um espelho da Administração Pública, reforçando ações junto à população e atuação em conjunto com as demais outras forças policiais como a Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros entre outros no combate a criminalidade. “É uma das mais importantes instituições de Várzea Grande”, defendeu o prefeito. Ainda segundo ele, a GM, “mais que repreender ações ilícitas, se consagra junto á opinião pública pelo serviço social que presta”.
Kalil lembrou que a estruturação da Guarda Municipal está entre seus compromissos de campanha. “Temos entraves legais nesse momento de pandemia que cerceiam alguns investimentos e iniciativas do Poder Público, no entanto, tenho ciência da necessidade de ampliação de efetivo para aumentar a capilaridade da instituição que tem capacidade de contribuir com mais ações sociais e de prevenção junto à população. Mais que compromisso com a Guarda, estruturar a GM, é aumentar a segurança em Várzea Grande”. Como antecipou o Chefe do Executivo Municipal, o concurso público está sendo formatado para oferecer entre 150 a 200 vagas.
“Em 2021, sem colocar em risco a saúde financeira de Várzea Grande, estaremos investimento R$ 200 milhões em obras e serviços que vão impactar em várias frentes de atendimento às demandas da população. Obras grandes, como uma nova UPA na região do Jardim Glória, obras de saneamento básico na ordem de R$ 100 milhões e 100 quilômetros de asfalto novo. Essas são uma das ações já desencadeadas. Temos a missão de resolver todos os problemas da cidade, valorizar os serviços e manter a estruturação da GM. Talvez resolver todos os problemas não seja possível, mas podem ter a certeza que essa gestão trabalha e se dedica arduamente para tudo dar certo, porque além de ter um várzea-grandense como prefeito, existe apoio dos 21 vereadores, da Assembleia Legislativa através dos seus deputados, do governo do Estado na pessoa do governador Mauro Mendes e seus secretários e da Bancada Federal através dos senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes e Carlos Fávaro e dos oito deputados federais que tem contribuído com a cidade e com Mato Grosso”.
Kalil Baracat, lembrou que abriu um caminho de interlocução com o presidente da República, Jair Bolsonaro, graças ao senador Jayme Campos e que isto resultou nas visitas oficiais dos ministros, da Saúde, Marcelo Queiroga e de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que resultarão em avanços significativos para nossa cidade e nossa população.
RECONHECIMENTO - O secretário de Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva – Pasta a qual à Guarda Municipal pertence –, que é Coronel Reformado da Polícia Militar de Mato Grosso, destaca que o evento de entrega de uniformes é algo bastante simples, mas que tem um impacto positivo na rotina dos agentes. “Resgata a dignidade humana dos Guardas Municipais e é um grande indicador externo de que a prefeitura está investindo na corporação. A Guarda Municipal ao longo de sua existência conquistou por meio de muito trabalho e resultados o reconhecimento público e político como integrante do Sistema Único de Segurança Pública. Várzea Grande já entendia isso há mais de 21 anos, quando criou a Guarda, uma virada de página no conceito de segurança pública no estado de Mato Grosso”.
O comandante da Guarda Municipal, o GM Alisson Baracat, frisa que a corporação é um espelho da gestão municipal e um dos entes públicos que mais se aproxima da população, em função de sua atuação ‘diuturna’ nos bairros. “O reconhecimento da atuação da GM confirma que nosso trabalho está alinhado com esta gestão. Todos estamos focados em trabalhar muito pela população várzea-grandense”.
O subcomandante, GM Alexander Ortiz, reforça que a GM é atuante junto à sociedade, seja no patrulhamento, como no suporte à mobilidade urbana, pelas operações nos bairros ou ações sociais. “Todos nossos indicadores são positivos. A Guarda é hoje destaque diário na mídia pelo trabalho que realiza”.
A secretária adjunta de Comunicação Social, Ana Cristina Vieira, apontou o trabalho ímpar, idôneo e humanizado prestado pela Guarda Municipal e ressalta a atuação do efetivo feminino da Guarda. “Esse olhar feminino é essencial e se torna um diferencial na atuação diária da corporação, especialmente pelo trabalho junto à Patrulha Maria da Penha e no amparo às crianças e idosos. Meu avô, por exemplo, morador do Centro da cidade, foi um grande entusiasta da GM, desde sua criação”.
O vereador Pablo Pereira, filho do coronel Walter de Fátima Pereira, idealizador e fundador da Guarda Municipal na gestão do então prefeito Jayme Campos, lembra que instituição nasceu de iniciativa visionária dos gestores daquela época – ano 2000 – e que hoje é uma instituição valorizada, reconhecida e que leva o nome de Várzea Grande pelo Estado e pelo País. “Tem estrutura e pessoal capacitado”.
MEDALHISTA – O prefeito parabenizou pessoalmente o atleta e Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Ortiz, que conquistou a quarta colocação no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu, realizado em São Paulo, no início deste mês. O GM é também o atual subcomandante da corporação.
Ortiz mostrou com muito orgulho a medalha conquistada no campeonato ao prefeito. “É gratificante ter um atleta que representa nossa Várzea Grande e nosso Estado e mais ainda a nossa Guarda Municipal”. A subida ao pódio garantiu a Ortiz vaga para o mundial deste ano.
Na conversa com o subcomandante, o prefeito destacou o papel social da Guarda. “Nosso subcomandante é um atleta de artes marciais e agora um medalhista. Acredito que teremos mais conquistas aqui na corporação, já que ofertamos judô para crianças e adolescentes da cidade”.
Há dois anos, a Guarda Municipal criou em parceria com Associação Várzea-grandense de Judô o ‘Judô da Guarda’, uma ação social focada em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Ofertamos uma atividade complementar à escola, aliada à inserção social e ao acompanhamento da evolução motora desses jovens”, explica Ortiz.
As aulas são realizadas na sede da corporação gratuitamente.
“Assim como o Teatro de Fantoche, que atua nas unidades da Rede Municipal de Ensino, que de forma lúdica, através de peças que tratam valores, ética e cidadania, também possui o projeto Pedal da Guarda, que tem atraído centenas de pessoas, num convívio de interação e familiar para a prática saudável e esportiva. O Judô da Guarda é uma extensão da atuação pelo social que a Administração pública realiza por meio da Guarda Municipal. São ações que, somadas, tiram as crianças de áreas de perigo e ofertam aprendizado”, ressaltou o secretário.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos