Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 24 de julho de 2021

Pantanal Mato-grossense reduziu em 80% o número de focos de calor

No ano passado, local foi palco de uma tragédia por conta dos incêndios florestais.
O número de focos de calor no Pantanal Mato-grossense reduziu entre 92% e 80% este ano em relação ao ano passado. Os dados são do Corpo de Bombeiros, que junto com os moradores locais, se mostram otimistas em relação à área, que no ano passado, foi palco de uma tragédia por conta dos incêndios florestais. Segundo o major do Corpo de Bombeiros, Rafael Ribeiro Marcondes, atualmente, a preocupação está em torno da Baía Guató. Lá, no começo do mês, houve a ocorrência mais grave desde o começo da estiagem. Por ser um local de mata densa e difícil acesso – se chega apenas por embarcações ou aeronaves -, o combate às chamas fica prejudicado.
“Alguns moradores continuam a nos relatar sinais de fumaça vindos do local. Porém, estamos acompanhando e, até agora, a situação está sob controle”, afirmou o major.
Em relação às propriedades rurais, Marcondes diz que a redução dos focos tem três motivos básicos. A primeira delas é a falta de material combustível, já que a biomassa foi toda consumida no ano passado.
A segunda é a formação de brigadistas e a própria conscientização das pessoas em relação aos danos que podem ser causados pelas chamas.
Desde o começo do ano, os Bombeiros, junto com o Sindicato Rural de Poconé, Guardiões do Pantanal e demais organizações civis da região iniciaram a qualificação de moradores para lidar com o fogo.
Além de capacitar as pessoas para agir em ocorrência, os trabalhos auxiliaram a comunicação entre os envolvidos no combate às chamas.
“Muitos lugares são de difícil acesso e as equipes demoram a chegar. Então, com a descentralização, tanto a comunicação como a ação são mais imediatas, evitando a expansão das chamas”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Poconé e membro do Guardiões do Pantanal, Raul dos Santos, explica que a comunidade está mobilizada diante do problema. Participou dos cursos e está atuante diante das políticas de prevenção.
Na avaliação dele, muitos pontos avançaram este ano, como o treinamento dos brigadistas, porém há muito o que fazer. Entre as reivindicações locais está a melhoria das infraestruturas, principalmente as estradas boiadeiras e as pistas de pousos, bem como a construção de poços e represas para que as equipes não precisem se deslocar por grandes áreas para abastecerem os carros-pipa.
Existe ainda uma preocupação latente que são as fazendas abandonadas. Nas áreas, não são realizadas as ações preventivas, como a construção de aceiros e nem sequer a manutenção do acesso.
Os pontos foram um dos obstáculos enfrentados no ano passado, quando o bioma Pantanal teve 23 mil km quadrados consumidos pelo fogo.
Quem são os Guardiões
Os Guardiões do Pantanal são um grupo formado por integrantes das cadeias produtivas do Pantanal Mato-grossense. Eles se uniram após o desastre ambiental das queimadas, vivido em 2020, e pretendem realizar e apoiar ações que contemplem o desenvolvimento sustentável da região e a valorização da cultura pantaneira.
Também irão acompanhar e cobrar mudanças na legislação e a implantação dos projetos de infraestrutura que auxiliem a sobrevivência e evitem que a região seja consumida pelo fogo.
Caroline Rodrigues/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos