PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Sistema Integrado de Gestão (SIG) como ferramenta estratégica para empresas

É notório o potencial de crescimento empresarial nacional, mas devido à desorganização operacional, muitas empresas têm dificuldades em converter as oportunidades de mercado em receitas e aumentar seu faturamento. Para tanto, são necessários alguns fatores essenciais ao crescimento, tais como: informações gerenciais, tripé da gestão e o “olhar multifocal”.
Sabe-se que a informação gerencial permite compreender as falhas internas e como torná-las oportunidades de negócio. Também que gerenciar rotinas melhora resultados, mas exige “CHA” (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), além da aplicação do tripé gerencial: processos, pessoas e tecnologia. Conectar esses fatores, a partir do “olhar multifocal”, da visão organizada e estruturada do negócio, é essencial para determinar o método mais aderente ao perfil do negócio.
A sigla SIG se refere à conexão entre contabilidade, custos e orçamento, composto por processos organizacionais, que permite “visão multifocal” e estratégica dos negócios empresariais. É uma conexão importante, visto que, muitos gestores se concentram na departamentalização, acarretando em falta de visão global, descontroles organizacionais e retrabalho.
Por meio dessa sistemática é possível identificar melhorias nas rotinas departamentais, proporcionando visão ampla da empresa, e também proporciona redução de custos pelo uso eficaz dos recursos, resultando em melhorias nos índices de rentabilidade.
Para usufruir dos benefícios proporcionados pelo SIG, são necessários diversos fatores, tais como: implementar relatórios gerenciais, reestruturar processos internos, capacitar pessoal, engajar equipes e gerar fluxo constante informacional dentro de uma empresa.
Esses fatores quando bem definidos garantem gestão mais assertiva, segurança de informações e possibilita acesso ágil de informações ao processo decisório. Para tanto, padronizar e automatizar processos também permite alta performance operacional e redução do tempo de aprendizagem de novos funcionários e gerentes, com isso ocorre a viabilização de melhorias contínuas e relatórios gerenciais confiáveis. Os relatórios gerenciais são uma certificação às instituições financeiras que a empresa é saudável, sendo fator de captação de recursos, pois bancos por vezes solicitam, além dos relatórios contábeis, as demonstrações gerenciais para checar a capacidade diretiva gerencial.
O SIG oferece ferramentas úteis para promover, acelerar e facilitar a realização das rotinas empresariais e a elaboração de relatórios seguros. Em outras palavras, o SIG está voltado à excelência gerencial, reduzindo a possibilidade de riscos e prejuízos às organizações, possibilitando à alta gestão garantir controle operacional, redução do retrabalho e o tempo desperdiçado
Portanto, compreender a importância dos relatórios gerenciais para captar maiores investimentos no mercado é uma estratégia viável e altamente eficaz para valorizar marcas, e combinar o SIG à gestão por resultados esse é o grande segredo de sucesso empresarial, pois permite avaliar como a organização reduz as atividades falhas (custos operacionais baixos), resultando em novas oportunidades de negócios, confiança e credibilidade da empresa.
Diego Andrade é Consultor em controladoria na Lucro Real Consultoria Empresarial, professor nos cursos de qualificação profissional do SENAI/MT, especialista em orçamento empresarial, gestão corporativa, gestão de processos, qualidade e contabilidade. Email: contato@lucrorealconsultoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos