PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Deputados de vários partidos reafirmam confiança na urna eletrônica

Parlamentares discursaram após a votação que arquivou a PEC do Voto Impresso.Após o resultado da votação que arquivou a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19), deputados de vários partidos reafirmaram a confiança na urna eletrônica. A proposta rejeitada pela Câmara dos Deputados determinava a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos. O deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) afirmou que o Brasil tem o melhor modelo do mundo e não deveria ter politizado a questão. “Esse dia vai ficar marcado na história da Câmara como um dia muito ruim para o Parlamento. Enquanto o Brasil tem 15 milhões de desempregados, aumento da inflação e da taxa de juros, uma situação social dramática com pessoas passando fome, o Parlamento teve de perder tempo com um tema tão contraproducente”, criticou.
A líder do Psol, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), acusou o presidente Jair Bolsonaro de espalhar notícias falsas sobre a urna eletrônica em uma “ânsia golpista”. “A verdade é que a urna eletrônica é auditável, que em 25 anos não houve uma suspeita de fraude em urna eletrônica e que nós todos fomos eleitos pela urna eletrônica”, afirmou.
O deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) reassumiu o seu mandato na Câmara dos Deputados para reforçar o rol dos contrários ao voto impresso. Ele é secretário de Governo da prefeitura do Rio de Janeiro. “Hoje nós restabelecemos a verdade: temos um sistema de votação que é auditável, seguro e que permite a alternância de poder, sempre permitiu”, disse.
O deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA) afirmou que o resultado da votação demonstra a coragem da Câmara frente a ameaças. “Hoje nós mostramos que a democracia tem o seu valor. Demonstramos que nosso sistema eleitoral é muito sério e seguro.”
Voto impresso
Na avaliação do deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), o voto impresso é uma “cortina de fumaça” lançada para ofuscar as denúncias feitas à CPI da Covid no Senado e outras falhas do governo federal. “Querem esconder a corrupção, esconder que a economia brasileira está derretendo, e esconder as maldades feitas no Congresso Nacional, como a aprovação da privatização dos Correios”, afirmou.
O líder do PCdoB, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), afirmou que a democracia venceu. “Derrotamos a narrativa do impasse, a narrativa do golpe, os que queriam que o País retrocedesse com o voto impresso, que tem uma história de fraudes nas eleições brasileiras”, declarou.
Para ele, o objetivo é criar no Brasil instabilidade semelhante à ocorrida nos Estados Unidos após a derrota de Donald Trump. “Para negar o resultado de eleições e a vontade popular como uma espécie de vacina, para levar o País ao impasse na eleição que ele vai perder”, disse Renildo Calheiros.
O deputado Henrique do Paraíso (Republicanos-SP) disse que votou favorável à PEC para que o voto impresso fosse uma segurança a mais. “Não conseguimos alcançar os 308 votos, mas é nítido que este Congresso demonstrou que a maioria votou 'sim'. O povo do bem, a família brasileira, esse povo guerreiro sempre vencerá ao final”, disse.
A PEC teve 229 votos favoráveis, 218 contrários e 1 abstenção. Como não atingiu o mínimo de 308 votos favoráveis, o texto será arquivado.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli
Foto: Cleia Viana
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos